Belém, Casa do Pão




"É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador , que é Cristo, o Senhor”Lc
2.10-11.

A atual cidade de Belém possui apenas 40 mil habitantes, mas continua mundialmente famosa. Nesta cidade nasceu o Salvador, conforme as profecias. A Igreja da Natividade marca o local que recorda o nascimento de Jesus, e foi construída por cima de uma gruta, que pode ter sido o local do nascimento e está por debaixo do altar. A gruta possui dois pequenos altares: Um com uma estrela para assinalar o local de nascimento de Jesus. O outro mostra a localização da manjedoura e o local de repouso da Sagrada Família. Através dos Acordos de Oslo, Belém se encontra sob domínio palestino – exatamente como a Jordânia queria. Assim, Belém faz parte do grupo de cidades da Terra Prometida de onde diariamente partem ameaças terroristas contra Israel .

No oitavo século a.C., Belém ficou no foco das profecias bíblicas. Miquéias, o morastita, anunciou que o Salvador prometido viria da dinastia de Davi e nasceria em Belém: “E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel , e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” (Mq 5.2).

Numa certa noite, mensageiros celestiais proclamaram nos campos de Belém as grandiosas palavras: “Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador , que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.10-11). Grande alegria porque na “Casa do Pão” finalmente entrava Aquele que tinha autoridade para dizer de si mesmo: “Eu sou o pão da vida” (Jo 6.48). Grande alegria mesmo que a pequena cidade judaica continuasse sofrendo debaixo do domínio estrangeiro! Aprendemos daí que o fato único de Deus tornar-se homem é tão grandioso que deixa de lado todos as outras ocorrências, todas as coisas, inclusive os problemas e as preocupações.

Jesus nasceu em Belém não apenas porque o profeta Miquéias profetizou que assim seria, mas porque Belém significa “Casa do Pão”. Em certa ocasião, Jesus disse: “Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede” (Jo 6.35)

A alegria espiritual não deve depender das circunstâncias, não deve basear-se em situações, resolvidas ou não, sejam elas políticas ou de natureza pessoal. A vinda de Jesus a este mundo traz consigo uma profunda alegria para todos aqueles que reconhecem que Ele é realmente o Cristo, o Filho de Deus. Sua vinda é a garantia de que Deus também vai cumprir todas as promessas que ainda faltam e de que o plano Divino vai se realizar com toda a certeza.


Igreja da Natividade em Belém.
Local que recorda o nascimento de Jesus.




Fontes: ajesus.com
artigo de Dr. Roger Liebi
Resumido e adaptado

Nenhum comentário: