Desafios do Cristianismo


 "Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária" Lc 10:41.


 Wilma Rejane

Há alguns anos, fiz um propósito com Deus de reservar algumas horas de meu dia para meditar em Sua Palavra. Por um período de tempo, foi fácil cumprir a promessa: Eu não trabalhava e conduzia com tranqüilidade o curso universitário. As coisas mudaram: Aprovada em concurso público, assumindo dois turnos, duas escolas e aproximadamente dois mil alunos, logo me vi diante de um desafio: Manter meu tempo a sós com Deus. Confesso que isso me angustiou bastante até eu entender, através do Espírito Santo de Deus que a comunhão pode ser mantida em meio à agitação. 

- Senhor, me perdoa porque tenho tentado manter o ritmo de antes, mas não estou conseguindo, além do que, há dias que me sinto ansiosa e sei que isso não te agrada. Lidar com pessoas é muito estressante!
- Davi, lidava com muitas pessoas, era rei de uma nação. Achas que essa tarefa não era stressante? Contudo, manteve a comunhão, olhe a beleza dos Salmos.



Essa oração transformou meu comportamento. Percebi o quanto podemos adentrar para um caminho de regras e religiosidade, cumprindo normas para aliviar a consciência. Ou mesmo, cumprir superficialmente como uma rotina pré-estabelecida, por obrigação. Cristianismo não tem a ver com esse “engessamento”. Sim, oração e leitura da Bíblia são essenciais para fortalecer o espírito, nos direcionar. Não existe nada mais poderoso do que “escolher estar com Jesus”. Foi isso que o Mestre falou a Marta, irmã de Maria.



A tradução para “ansiosa” é “merimnao” de “merizo”, que quer dizer “dividir em partes”.

Maria estava assentada aos pés de Jesus, desfrutando de Sua restauradora presença, enquanto Marta dividia sua mente entre: Sala, cozinha, quarto... a preparar o jantar para convidados. O problema de Marta não estava nos muitos afazeres, mas na forma como fazia: Ansiosa, irritada, atribulada em espírito a ponto de resmungar: “Senhor, não se te dá que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.” Lc. 10:40. Jesus a exorta: “Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária. E Maria escolheu a melhor parte, a qual não lhe será tirada” Lc. 10:41, 42.

Marta poderia preparar aquele jantar entoando um hino de louvor a Jesus. Parar por alguns instantes e dizer: Senhor, como te sou grata pelo dom de servir, pela hospitalidade, pela capacidade em cozinhar, andar, falar, obrigada Senhor.  Essa é a melhor parte, estar com Jesus em todo o tempo. É possível estar sentada a Seus pés, mesmo quando se está produzindo, trabalhando. Da mesma forma em que é absolutamente possível, orarmos ou entoarmos canções em estado de “merimnao” ou “merizo”, com a mente dividida:


Oro pelo alimento - já ansioso por degustá-lo e sequer sei quais palavras saíram de meus lábios.
Canto - enquanto olho para o sapato novo do irmão na igreja: oh, que brilho!
Leio a Bíblia - mas nem me pergunte o que acabei de ler que não guardei!

Eis exemplos de “mente dividida”, tal qual Marta.

Jesus reservava um tempo considerável para orar. Em meio ao trabalho que o ministério exigia, Ele dava um jeito e se dirigia aos montes. È verdade que a multidão ficava a Sua procura: “Onde está Jesus, preciso falar com Ele?” E Ele era o homem mais procurado em Israel! Por amigos e inimigos! Nada conseguia roubar Sua comunhão!

Tem uma passagem no Evangelho de Lucas que mexe comigo:“E ficaram cheios de furor, e uns com os outros conferenciavam sobre o que fariam a Jesus. E aconteceu que naqueles dias, subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração” Lc. 6:11, 12.

O mundo estava “desabando”, os fariseus sequer dormiam ou acordavam tranquilamente, mas perturbados pela idéia de matar Jesus. E Jesus? Subia ao monte para orar! Que lição!  A situação não estava nada boa, Jesus, contudo: “subia ao monte a orar”. Ele não perdeu o sono, reuniu os discípulos em algum plano de vingança, espalhou ódio contra os adversários ou se escondeu em casa.

Aprendo que posso “me retirar para os montes” em meu ambiente de trabalho, de estudo, em casa, caminhando na rua, a passeio no metrô ou ônibus coletivo, onde e como estiver! O dia inteiro!

“Escondi a Tua Palavra em meu coração para não pecar contra Ti” Sl. 119:11.

Meditar na Palavra, não se resume a sentar-se para lê-la, mas principalmente a guardá-la no coração a obedecer-lha. É claro que para guardá-la, precisamos conhecê-la. Mas não adianta conhecer e não cumprir.


É isso. Cristianismo é liberdade, não escravidão. É guardar no coração, não em rituais.


“E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como ao Senhor e não aos homens. Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis” Cl 3:23.

5 comentários:

Blog Desafiando Limites disse...

Muito bom, amiga... me ajudou muito hoje, bem o que eu estava precisando.

Deus continue te abençoando, em nome de Jesus.

apz, amada.

wally.

Eduardo Medeiros disse...

minha amiga, me desculpe mas não consigo entender essas orações onde se diz "deus falou assim e assim..." ora, para mim está bem claro que quem falou com você foi seu próprio inconsciente ou consciente formatado pela sua fé.

pois se eu disser que eu também falei com deus que toda ortodoxia do cristianismo está equivocada e que ele me disse que "é verdade, eduardo, pode desconstruir tudo.." o que você me diria?

eita, peguei pesado nessa? rssssss

tudo na paz e no amor, por favor...rssss

bjssss

Wilma Rejane disse...

Oi Eduardo!

Não pegou pesado não, amigo. É que só entende quem vive.

Deus fala conosco de várias maneiras: Através de Sua Palavra, de seus servos, diretamente ao nosso coração. Bem, Ele pode falar como e quando quiser, conheces a história da jumenta de Balaão? Está no livro de Números Cap. 22

Posso te dizer que ouvir Deus é algo que ressuscita o ânimo, e que quando Ele fala é impossível não perceber.

Oração é diálogo, não monológo. E nesse diálogo é possível sim ouvir Deus, conversar com Ele.

Essa dádiva, não ficou para pessoas extraordinárias, mas para homens comuns, que teem fé no Extraordinário.

Obrigada Eduardo.

Deus o abençoe.

Blog Desafiando Limites disse...

apz, amada.

inspirado nesse seu post, escrevi um:

http://wallysou.com/2011/07/13/procura-se-jesus-vivo-ou-morto/

abs, apz.

Wilma Rejane disse...

Oi Wally!

Obrigada, amigo.

Vou conferir na certeza de que está uma benção!

Deus o abençoe.