Para onde vais oh estrangeiro?




Wilma Rejane


Hebreus 11:13 Todos esses viveram pela fé e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-no de longe e de longe o saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra. 

Por toda a Bíblia encontramos referência a estrangeiros. A história dos hebreus tem inicio com um estrangeiro chamado Abraão que sai da cidade de UR dos caldeus em direção a Canaã. Abraão peregrinou por muitos lugares, assentando tendas, fazendo projetos e conquistando amizades, sem contudo ter visto de permanência em qualquer território. Os descendentes dele, de igual modo, viveram como estrangeiros no Egito até serem libertados por um peregrino chamado Moisés.


"Quando um estrangeiro peregrinar convosco na vossa terra, não o maltratareis.  Como um natural entre vós será o estrangeiro que peregrinar convosco; amá-lo eis como a vós mesmos; pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus." Levítico 19:33,34

O ensinamento era para amar o estrangeiro como a vós mesmos porque o outro,estranho, diferente, peregrino, poderia ser qualquer um. Deveria ser acolhido em sua estranheza de estrangeiro. 

Uma das traduções para "estrangeiro" na Bíblia é paroikia (Strong 3940): Forasteiros, estrangeiros, estranhos, hóspede temporário, não cidadãos, morando como exilado residente.

O amor nunca falha




I Pedro 4:8: Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados




Wilma Rejane


Sem fé é impossível agradar a Deus, mas é possível ter fé e não ter amor? O apóstolo Paulo nos afirma que sim: “...e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria" I Cor 13:2. A fé nos faz alcançar o impossível, o amor nos faz fazer o impossível em nome da fé: amar os que nos odeiam e perdoar os “imperdoáveis”.  

Esse estágio de amar se torna real quando o Divino habita em nós.  Quando o que é  Perfeito habita no que é imperfeito, daí nasce a graça, abundante, cobrindo uma multidão de pecados. Somente ela, é capaz de produzir em nós os frutos do Espírito. Fruto não é para apodrecer na árvore, mas  servir de alimento aos famintos.

Meu esposo costuma dizer que não sabe se uma laranja é realmente gostosa até descascá-la. Algumas são grandes e vistosas, mas basta abri-las para descobrir que a aparência enganou. Será que isso acontece conosco? Foi por causa da falsidade da aparência que Jesus decretou morte a uma figueira.

Figueiras são muito comuns na Palestina onde se pode encontrar pelo menos três espécies da planta:


guia útil e prático para sua vida financeira




Wallace Sousa

A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Romanos 13:8 (grifo acrescido)

O endividamento no Brasil tem subido de forma constante e preocupante, em parte pelo aumento de renda per capita, ou seja, elevação do poder de compra, e também pela abusiva taxa de juros abundante oferta de crédito ao consumidor, iludindo-o com suaves prestações à beira do precipício do endividamento gradual e contínuo. Outro fator a ser pesado é a estabilidade econômica que, aos acostumados à inflação quase diária que vivíamos (isso lá no séc. XX), perderam a noção de valor e precificação e caíram de cabeça nas “prestações iguais e sem juros”, vulgo parcelar no cartão de crédito.

Como vivi na época da cultura inflacionária, ao entrar na nova situação econômica pós- URV e Plano Real, acabei sucumbindo à tentação das dívidas no cartão de crédito e, entre altos e baixos, sempre fiquei no prejuízo ou perdendo noites de sono mas, em contrapartida, ganhando rugas e cabelos brancos.

Uma coisa que muitos ignoram é que estabilidade financeira não é o mesmo que ganhar muito, pelo contrário. Estabilidade financeira é, até que me provem o contrário, você conseguir equacionar suas finanças de modo que aquilo que você gasta seja inferior ao que você ganha. Outro dia vi uma frase que afirmava que riqueza era você poder pagar sempre mais do que sua mulher tem capacidade de gastar… #impossível

Agora, vamos ao que interessa: Conselhos úteis para se evitar o endividamento (falo como quem tem experiência no assunto… risos)

1. Não ao Deslumbramento

Você já ouviu aquele ditado: “quem nunca comeu mel, quando come se lambuza”? Pois é, pois foi… só sei que foi assim. Comi, me lambuzei e vomitei. Quando você está acostumado a ganhar pouco e, de repente, seu contra-cheque assume proporções nunca antes vistas na história deste país inéditas em sua breve história de vida, você ficar meio perdido e sem saber o que fazer com aqueles cifrões.

Isso até o dia em que você achar um vendedor, daqueles bem versados em técnicas de marketing, para lhe vender algo que você não precisa, por um preço que não vale e que você não pode pagar, para impressionar a quem não está nem aí pra você. Ou seja, perdeu playboy, passa a grana!

Agora, fofo, lindo e cabeça-dura, abra bem os ouvidos e olhos para o que vou lhe dizer: só porque você ganha bem, não quer dizer que você pode sair comprando e gastando seu suado dinheirinho com toda buginganga que lhe passar pela frente. Valorize seu dinheiro, senão outros vão fazê-lo por você, não tenha dúvidas disso.


Jesus libertou minha mãe das drogas


Hoje ela é obreira na casa do Senhor!


CINTIA KANESHIGUE


Este testemunho foi publicado em novembro de 2009. Eu quero compartilhá-lo novamente, para que a sua e a minha fé sejam fortalecidas!  Vim trazer para você mais um testemunho de vitória na minha família! Para quem ainda não leu meu testemunho publicado anteriormente, sugiro que procure por ele, para entender melhor essa história fantástica, porém real, acontecida na minha vida.

Depois de minha conversão,de meu marido, irmão e cunhados, chegou a vez de minha mãe!
E eu só posso dizer uma coisa, para Deus NADA é IMPOSSÍVEL!

Minha mãe era espírita desde os 16 anos, por imposição maligna. Ela tinha desmaios constantes e os médicos não encontravam a causa. A situação a levou a uma vizinha que, por acaso, era mãe-de-santo. E então depois que minha mãe começou a frequentar a casa dela e a "doutrinar"seus guias, parou de passar mal. O diabo escravizou a minha mãe por 31 anos.

Durante este pequeno tempo na vida dela, houve o casamento com meu pai (também espírita de mesa branca), eu, meu irmão e minha irmã, várias brigas, traições, infelicidade, idas e vindas ao Japão, a separação, nossa vinda definitiva para o país do Sol Nascente, e a última cartada do Diabo sobre a vida dela: o cristal.

Essa droga, foi o xeque-mate na minha família. Eu tive simplesmente a minha família inteira envolvida por esta armadilha diabólica, e por misericórdia de Deus apenas eu e minha irmã não fizemos uso desta droga.

Para a minha mãe em especial, foram quase seis longos anos de dependência e uso contínuo.
Mas como disse anteriormente:para o meu Deus NADA é IMPOSSÍVEL.

O Senhor foi trabalhando na vida de cada um de minha família,retirando este fardo imposto pelo diabo,e em Novembro chegou a vez de minha mãe.

No começo do mês de Outubro meu marido foi trabalhar em outro estado e ficamos eu, minha mãe e a droga entre nós. Já havia brigas frequentes entre nós, e eu particularmente já não sabia mais o que fazer. Minha vida era esconder os cartões do banco, não deixar dinheiro na carteira, desconfiar de cada telefonema que ela recebia. Mesmo indo a igreja e orando a Deus por um milagre, a minha vida parecia uma catástrofe. Mesmo assim nunca perdi minha fé!

Como educar os filhos no Caminho do Senhor?

 



Ministério Builder
Tradução:Wilma Rejane

"O filho sábio dá alegria a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe" (Provérbios 10: 1).

"O que guarda a lei é filho sábio, mas o companheiro dos comilões envergonha a seu pai" (Provérbios 28: 7).

A maioria dos pais cristãos desejam ver seus filhos crescerem  amando a Deus. Nunca queremos que as histórias negativas das Escrituras sejam cumpridas em nossas famílias. Mas como educar os filhos de modo que suas vidas alegrem a Deus e aos pais?

Primeiro de tudo, é importante dizer que educar filhos nos caminhos de Deus não é tarefa fácil. É preciso um esforço deliberado e foco consistente. Assim como planejamos e agimos com precisão para atingir objetivos em outras esferas da vida, temos que nos preparar e sermos persistentes se queremos realmente criar nossos filhos para o Senhor.

A Palavra de Deus nos dá orientações e ajuda sobre educar filhos centrados em Deus. Em uma escritura particular, (Provérbios 22: 6)  diz que devemos ensinar nossos filhos no caminho que devem seguir e quando fizermos isso, veremos que eles não se desviarão dos caminhos de Deus em seus últimos anos.

Ensinar é educar. Qualquer um que tenha participado de cursos ou se formdo na faculdade concorda que a obtenção de uma educação não é fácil, exige tempo e esforço. Ninguém que estuda por alguns minutos a cada dia termina com boas notas, é preciso estudar diariamente e por tempo significativo. Da mesma forma, ninguém que deseja produzir filhos centrados em Deus deve se conformar apenas com alguns minutos de educação cristã. Se desejamos ter filhos que não se afastam do Senhor, a Bíblia diz que devemos dedicar tempo para que seus primeiros anos de vida sejam marcados por isso.

Família,igreja ou  escola?

Muitos pais cristãos abandonam a tarefa de educar os filhos nos caminhos do Senhor e entregam essa tarefa para igreja Igreja e escolas. Eles acreditam que o envolvimento dos filhos em programas infantis nessas instituições formal  cumprirão a ordem de criar seus filhos no caminho do Senhor. Mas isso é um erro que leva a decepções. A Bíblia é clara sobre o fato de que a responsabilidade pela educação dos filhos cabe aos pais. A maioria das instruções e exemplos bíblicos sobre dirigir filhos a Deus são dadas no contexto da família. Crianças são instruídos a obedecer e honrar os seus pais e os pais são orientados a amar seus filhos e criá-los na disciplina e na admoestação do Senhor. Somos instruídos a viver corretamente diante de Deus e transmitir o mesmo modo de vida, pelo exemplo e ensino, para os nossos filhos. Também somos incentivados a confiar em Deus para as nossas necessidades do dia-a-dia e, assim, demonstrar a nossos filhos que Deus é confiável. Nenhuma outra instituição é tão capaz de fornecer esta forma de educação, como a família.

Breve crônica sobre o selfie no funeral



Wilma Rejane


Provérbios 25:20 "Como quem se despe num dia de frio e como vinagre sobre feridas, assim é o que entoa canções junto ao coração aflito."


A moda é Selfie, palavra substantiva do selfie em inglês "eu" que unida ao sufixo "ie" se traduz como autorretrato. Quem faz o selfie, geralmente fica em primeiro plano na foto, em destaque.

Semana passada uma senhora foi flagrada fazendo selfie no velório de Eduardo Campos e se tornou motivo de indignação. Contudo, entendo que a constrangedora situação é um retrato fidedigno, um selfie da sociedade conectada atual. Geração selfieana que urge por divulgar esse “eu” narcisista   bem maquiado e trabalhado em fotoshop. O que importa é ser visto e compartilhado,  curtido e comentado.

Em qualquer ambiente que se frequente hoje - restaurante, consultório médico, sala de aula, metrô, banco e etc – pessoas estarão conectadas e concentradas em seus smartfones e sequer perceberão quem você é. Os relacionamentos interpessoais, o diálogo vai ficando em planos de fundo, ofuscados nas molduras do cotidiano: em selfie. Definitivamente caminhamos para um futuro em que o amor esfriará e a compaixão será um retrato amarelado na parede do quarto, já dizia Jesus em Mateus 24:12.


O mundo que vi em Betesda





Wilma Rejane


Ora,  havia ali, junto à Porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco alpendres Jo 5:2. 

Ler todo o capitulo sobre Betesda Aqui


O antigo tanque de Betesda, existiu na parte Norte de Jerusalém, próximo ao mercado das ovelhas. Escavações realizadas no ano de 1888, revelaram que existiam colunas rodeando o local e em uma delas  a pintura – posterior a Cristo - de um anjo agitando as águas.  Havia no tanque um borbulhar temporário das águas, e cada vez que isso ocorria, as pessoas se jogavam nas águas,  para serem curadas. O nome Betesda, pode ser traduzido como “lugar de derramamento”, “casa da graça” ou ainda “casa de misericórdia”.

Betesda  havia se transformado em lugar de peregrinação, centenas de pessoas se aglomeravam ao seu  redor  na espera do mover das águas e da realização de milagres. Betesda era um comércio, famílias levavam seus enfermos e pagavam  caro por um lugar na borda do tanque. Outros ficavam ali por muito tempo, abandonados, porque não conseguiam vencer suas limitações físicas e nem a multidão. Contudo, estar em Betesda representava uma esperança de cura.

Um lugar assim parece um sonho, uma lenda,  tão fantástico que muitos teólogos combatem a narrativa de que um anjo agitava as águas. Eles dizem que pela proximidade do tanque com o santuário de Asclépio ou Serápio (deus da cura) o que havia em Betesda nada mais era do que um ajuntamento de pessoas místicas e idolatras ávidas por experiências ocultistas. De fato, a arqueologia comprovou que os romanos haviam feito uma ligação entre Betesda e o templo de Serápio. Grandes colunas com pinturas de Serápio, efígies e alusão a cura foram encontradas na expedição liderada por Dr. Conrad Shick em 1888.

Mas tem outros fatores igualmente importantes que me fazem acreditar que João ao escrever sobre Betesda foi coerente e o texto Bíblico não está alterado por traduções (como acreditam alguns). Foi comprovado pela arqueologia que, de fato, existiam cinco alpendres em Betesda que abrigava  doentes protegendo-os do sol e do frio e que o tanque era  próximo a Eira de Ararúna-  foi lá que Davi viu um anjo do Senhor. Não estou a dizer que o anjo que movia as águas era o mesmo da eira de Araúna, mas que é perfeitamente possível anjos moverem aquelas águas já que Deus os envia para missões na terra.

E o anjo do Senhor estava junto à eira de Araúna, o jebuseu. II Samuel 24:16

As àguas de Betesda vinham de uma  fonte chamada Giom, que brotava de uma rocha e que antigamente regava os jardins do palácio de Salomão. Creio na descrição de João, havia um anjo lá, mas as pessoas não sabiam disso, podem até mesmo ter atribuído os milagres ao deus Asclépio: isso não acontece em nossos dias?Deus cura e os louvores são dados aos deuses.

Betesda retrata: o  mundo, as multidões, as religiões . Para alguns o tanque era místico, o poder estava nas águas e não no Senhor das águas. Para tantos outros,  Betesda serviu para devolver a saúde, mas o espírito continuou  em sequidão. Betesda era um ritual, e a agitação das águas era inferior Àquele que entraria pela porta das ovelhas, sendo Ele mesmo o Pastor.

Jesus esteve em Betesda e realizou a cura fora da água, do lado de fora do tanque, porque Ele era a Água da vida, a Fonte!E Jesus se dirigiu a um homem em especial que deveria estar distante do tanque e aflito porque ninguém o ajudava a se aproximar. Alguém o levou até ali, mas não quis sofrer com ele, por ele. Mas Jesus o viu, Jesus sofreu por ele, por mim, por você.

De Onde me virá o socorro? Sl 121:1

A farsa da profecia sobre morte de Eduardo Campos

A suposta profecia não falou de morte


Wilma Rejane


Confesso: pesquisei muito sobre a suposta profecia feita por uma irmã da Assembléia de Deus em Abreu e Lima (Pernambuco) prevendo a morte de Eduardo Campos,  nada de concreto encontrava.  Fiquei receosa de comentar ou republicar algo nesse sentido, por dois especiais motivos:

- A profecia que circula não é clara e tanto poderia estar descrevendo sua morte como sua vitória a presidência da República:

" Grande será o cortejo para ti, homem de honra. A tua vida está em minhas mãos, e na esteira do tempo, determinarei os teus dias"

- Nenhum pastor ou quem quer que seja da Assembléia de Deus em Abreu e Lima (Pernambuco) se pronunciou sobre o ocorrido. Obs: Após publicação desse artigo o pastor presidente da igreja emitiu nota, veja no final desse post.

Julguei confiável então, republicar  artigo do pastor Jarbas Aragão  em  Gospel Prime , ele traz informações detalhadas e de fontes seguras sobre o caso :

***

Após a morte de Eduardo Campos, ex-presidenciável falecido esta semana, surgiram dezenas de matérias elogiando a sua vida e trajetória política.

Infelizmente, como acontece muitas vezes também surgiram muitas noticias falsas. Uma delas, que ganhou notoriedade nos últimos dias é que ele seria filho de um presbítero da Assembleia de Deus e que teria recebido uma profecia sobre sua morte em um culto.


Revistas e folhetos missionários totalmente gratuitos





Wilma Rejane


Meu irmão-amigo, de longas datas (que fez o prefácio do  primeiro livro escrito por mim, Às Margens do Quebar) está desenvolvendo um trabalho formidável de Literatura Cristã para crianças e adultos. Sammis Reachers tem se dedicado a elaborar material missionário totalmente gratuito. Aqui está alguns desses trabalhos que você poderá usar em sua igreja ou como missionário, onde o Senhor o enviar.

***

  Olá irmãos! É com felicidade que apresentamos a vocês a revista Colorindo Missões, uma revistinha totalmente gratuita de atividades para crianças, que tem como objetivo ensiná-las, de forma bíblica e divertida, valores da obra missionária da igreja de Cristo.


Água para solitários





João Cruzué

João Cruzué
Em agosto passado minha mãe se foi. Ela se deitou e dormiu para sempre. E ficou um vazio nas horas de almoço aos domingos - horário que ela sempre ligava para conversarmos. Se o telefone tocasse em minha casa, domingo à hora do almoço, todos sabiam que era "Dona Glória". Tirando agora os olhos de mim, para  um foco um pouco mais distante, vou me lembrar que milhões e milhões de pessoas convivem com esta perda e também com outros tipos de perdas ainda maiores.

Eu vou aproveitar esta oportunidade, para dizer a você algumas palavras cristãs que talvez esteja precisando ouvir, principalmente se chegou à conclusão de que sua esperança está por um fio.

Você não está sozinho/a. Você não pode ficar muito tempo sozinho/a. E você não deve ficar sozinho/a.

Entendo que haja três tipos de solidão. A solidão física, a espiritual e a pseudo solidão criada pela mente da própria pessoa.  As três são perigosas. Um missionário, conhecido meu, estava em viagem na região do Polo Norte  e descobriu que lá naquele fim de mundo morava um japonês solitário. Jesus Cristo, no dia da sua morte, orou assim: Deus meu, Deus meu, por que me desamparastes? E o profeta Elias do Velho Testamento bíblico, escondido em uma caverna, pedia pela morte. Três tipos de solidão.

Na solidão física, gerada por iniciativa própria, você  tem algum tipo de controle da situação. Na solidão espiritual, você também pode influir na sua situação, basta ver que quando Cristo esteve espiritualmente só, ele orou. E a oração é, e sempre foi, o melhor caminho para enfrentar uma situação onde você se sente só, desamparado, como se Deus tivesse se esquecido de você. Entretanto quando você se deixa enganar por um sofisma, isto é, um entendimento falso da realidade, pode ficar preso em uma armadilha mental perigosa, por achar que está em um beco sem saída. 

Jesus buscou a solidão do deserto da Judeia para jejuar e orar. Ele estava iniciando seus três anos de ministério entre nós. Por 40 dias ele esteve só fisicamente, mas espiritualmente ele tinha companhia. Em suas orações ele falava com o Pai. Quando recebeu os ataques da tentação do diabo, sua mente estava alerta e Ele não se deixou enredar por palavras ardilosas de meias verdades  que escondiam a morte. E por estar orando, jejuando - mas principalmente ALERTA, terminados os dias que se propos à solidão, voltou ao seu convívio social.

Deus desviou mísseis para o mar e cobriu tropa com nuvem, afirmam israelenses.

Exército israelense em oração - Julho 2014


Traduzido por Wilma Rejane
Artigo original: Israel Today


O sistema anti-míssil de Israel é chamado de Iron Dome e se mostrou um grande sucesso durante a atual guerra de Gaza, mas de vez em quando ele perdia a localização do alvo dos foguetes terroristas recebidos.

Cerca de dez por cento de foguetes lançados pelo Hamas não foram localizados pelo Iron Dome, se esses foguetes atingissem áreas povoadas poderiam causar muitas mortes. Mas isso não aconteceu.

Ficamos sabendo de um relatório não confirmado circulando pela internet atribuindo a falta de precisão do Hamas ao Deus de Israel movendo os foguetes para fora do seu curso para proteger seu povo:

"Nós miramos, mas Deus muda o caminho do foguete no ar", teria dito um comandante do Hamas.

Sendo ou não esse relatório verdadeiro, nós temos o testemunho real do operador do Iron Dome,  equipamento que detecta e intercepta os mísseis lançados pelo Hamas. Ele falhou três vezes no combate a um míssil que ia em direção a Tel Aviv.

Depoimento: 


Promessas de Deus para pais e filhos




Wilma Rejane


Deus: O Pai Perfeito, Aquele que doou as coisas mais preciosas do mundo para seus filhos, coisas que dinheiro jamais poderá comprar. Um Pai que abre diariamente seus tesouros de paz, amor, sabedoria, dons, vida, presenteando seus filhos.  Esse Pai Perfeito também fez um Plano Perfeito para transformar  um passado de angústias. Um plano que restitui até mesmo o futuro porque concede uma eternidade de glória em um corpo incorruptível. Deus Pai enviou seu filho Unigênito ao mundo para  nos dar uma filiação Divina. Deus se tornou homem, em Cristo, para que nos tornássemos divinos na ressurreição. Jesus venceu a morte e nos garante essa mesma vitória. Esse prêmio é único, de um Pai sem igual.

Deus é o maior modelo de Pai e no Salmo 68:5 diz “Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus Pai no seu lugar Santo”. Pai se traduz em 'ab (Strong 1): antepassado, provedor, produtor. O Espírito Santo nos ensina a chamarmos Deus de Aba (Romanos 8:15), é assim que as crianças judaicas chamam seus pais. Esse Aba Pai é a súplica de um filho que não sabe viver sem o Pai. É a maneira amorosa de se dizer que Deus é acessível, é antes de nós e produz em nós a vida.

Contudo, a salvação não é automática, de pais para filhos, mas  Deus nos dá promessas em Sua Palavra que nos inspiram a buscar e acreditar que os filhos podem ser transformados. Há uma galeria considerável de homens tementes a Deus, amados, obedientes, que viveram conflitos e decepções em seus lares, não obstante serem exemplos de fé e relacionamento com Deus. Por que esses filhos falharam em seguir o exemplo de seus pais?  Que lições poderíamos aprender com os fracassos desses filhos? Vejamos:

Filho de Isaac: Esaú e sua vida amorosa causou profundo desgosto aos pais: “ Ora, sendo Esaú da idade de quarenta anos, tomou por mulher a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Besamote, filha de Emon, heteu. E estas foram para para Isaque e Rebeca uma amargura de espírito” Gênesis 26: 34 - 35. E pensar que Isaac, seu pai, procurou agradar a Deus escolhendo uma esposa entre seu povo, sob diligente oração.

Filhos de Jacó: Diná, a única filha de Jacó foi estuprada e seus irmãos Simeão e Levi em vingança matam Siquém (o estuprador) e Hamon (seu pai). Jacó sofre também com o golpe de seus filhos que movidos por inveja, vendem o irmão José como escravo e  simulam sua morte.

: Era reto,  temente a Deus e desviava-se do mal (Jó 1:1). Constantemente oferecia holocaustos  a Deus por seus filhos, porque temia que não fossem fiéis a Deus ( Jó 1:5) .  É um breve exemplo de pai que ora para manter a paz e harmonia no lar. Mas um dia a tragédia devastou sua família, estes filhos morreram, ficando ele e a esposa sozinhos.

Davi: Absalão era seu terceiro filho e tentou usurpar o reinado de seu pai (II Samuel 15),  Davi o amava e perdoou a traição.

Quem sabe, esses desertos poderiam ter sido evitados,mas apontar falhas não é o objetivo desse artigo, O objetivo é evidenciar a  providência Divina na vida desses homens, apesar das falhas, das decepções ao longo da caminhada com Deus:

Porque o futuro começa hoje!





Wallace Sousa


No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me. João 1:43
Hoje fui abrir a Palavra do Senhor para meditar, e eis que me sai esse versículo, aparentemente sem graça, na tela do computador. Eu queria abrir o livro de Provérbios, mas esse versículo ficou martelando minha mente, e não consegui parar de ler. Até que, finalmente, entendi o que Deus estava querendo me dizer. 

Faz muitos dias que tenho orado e pedido que o Senhor me restaure a inspiração, porque eu estava bastante desanimado em escrever. Hoje, Ele respondeu minha oração. Se eu vou conseguir colocar no papel na tela o que Ele me deu, é outra história. Mas, por favor, me acompanhe.

No Dia Seguinte

Sabe, nossa vida é cheia de altos e baixos, cheia de mudanças inesperadas e imprevisíveis. É assim que é a vida, e é assim que ela é: quando estamos nos acostumando com alguma coisa, algo acontece e muda tudo. Você já ouviu aquele ditado: “quando eu pensei que sabia todas as respostas, vem a vida e muda as perguntas”. É, é desse jeito. Se você é uma pessoa normal (seja lá o que signifique ser uma pessoa “normal”), existem 2 coisas que o deixam apreensivo com seu futuro. São elas:

1. o ontem, o que passou;

2. o hoje, o que você está passando.

Todavia, eu quero lhe dar uma boa nova, uma boa notícia: amanhã, sua vida vai mudar. Não importa o que aconteceu com você no passado, não importa o que você passou ou o quanto sofreu e foi decepcionado. Não importam as cicatrizes que você carrega consigo ou as feridas não saradas. A despeito de tudo o que você possa ter passado ou enfrentado em sua vida, eu quero lhe dizer que amanhã vai ser diferente. Amanhã é um novo dia, e amanhã Deus tem um milagre para fazer em sua vida.


Podem os psicopatas serem salvos?




Wilma Rejane


Esse é um assunto intrigante sob o ponto de vista teológico:  Uma vez que a salvação acontece mediante o arrependimento, fruto do reconhecimento do pecado, como se daria a salvação de um psicopata se estes sofrem de ausência de culpa, sentimentos de compaixão e arrependimento? 

A medicina considera a psicopatia incurável sendo tratada apenas em termos de minimizar os danos. Não precisa ser especialista em psicopatia para compreender a necessidade que temos de identificar quem sofre desse mal, pois alimentar os vícios e comportamentos psicopatas, seria armar uma armadilha para si mesmo. O que fazer? Tentar conduzir essa pessoa a Cristo, assumindo os riscos da relação, ou reconhecer nossas limitações e manter distância? 

Seriam os psicopatas pessoas "irreconciliáveis" com Deus? Foi essa palavra que busquei na Bíblia, na esperança de encontrar alguma luz ou referência sobre os psicopatas, e de fato, a palavra existe, está no livro de II Timóteo, é uma clara referência de Paulo a pessoas que devem ser excluídas do convívio:

"Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus,tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes. II Timóteo 3:1-5


Um Deus vigilante




Pastor Florentino Fernandes


 " E a palavra do Senhor veio a mim: "O que você vê, Jeremias?" Vejo o ramo de uma amendoeira, respondi. O Senhor me disse: "Você viu bem, pois estou vigiando para que a minha palavra se cumpra". Jeremias 1:11,12

A amendoeira tem flores de um branco-rosado, ficando completamente florida na Palestina em janeiro, e seus frutos aparecem em março ou abril. A amendoeira é a primeira árvore a florescer no final do inverno e isto indica que a mudança de estação está chegando. É como se ela vigiasse a chegada da primavera.


O nome hebraico para amendoeira é “shoked” que significa vigilante. Portanto, Deus usa de uma linguagem simbólica para demonstrar suas características, que é a fidelidade, o fato de agir no tempo certo, nunca estar atrasado.


Tem outras verdades relevantes neste texto. Se a amendoeira espera a parte final do inverno para começar a brotar indicando a chegada da primavera, Deus também espera o tempo adequado para cumprir suas promessas iniciando um novo tempo em nossas vidas. Portanto, é evidente que Deus trabalha com três elementos: tempo, promessa e fidelidade.


Os desapegos da vida...



Wilma Rejane


O sacrifício de Isaac é relembrado como um gesto de fé de Abraão que obedecendo a uma instrução de Deus, viaja cerca de 90 km, por três dias, de Berseba até o Monte Moriá, para oferecer o filho em holocausto.  Abraão comprovou ter uma fé inabalável porque acreditou que Deus era poderoso para ressuscitar seu filho, caso viesse a ser sacrificado (Hebreus 11:18). Ele caminhou por três dias movido pela fé de que Moriá não seria uma tragédia, mas um meio de contemplar a glória de Deus: o que de fato aconteceu.

Teve um outro momento na vida de Abraão que não é relembrado com tanto entusiasmo por comunidades de fé judaica e cristã: a separação entre ele e Ismael. Imagino quanta dor não deve ter sofrido Abraão por mandar embora de sua vida - de uma vez por todas - o filho Ismael e sua mãe Agar. Considero esse também um grande sacrifício! Não o digo em concordância com a fé muçulmana que acredita ser Ismael o filho do sacrifico, digo pelo amor que sentia o pai pelo filho.

Meditar sobre essas renúncias de Abraão é motivo de grande aprendizado, pois há momentos em nossas vidas que somos confrontados a deixar para trás ou se dirigir ao Moriá entregando coisas que consideramos tão necessárias para nossa felicidade. Há momentos em que temos que desapegar para crescermos e contemplarmos a glória de Deus em nossas vidas . Não sei se você já parou algum dia para pensar no desapego de Deus ao enviar Seu filho Jesus até a terra, renunciando a  glória celeste para ser humilhado.

Um novo olhar sobre a parábola do filho pródigo




Wilma Rejane

Reunido com publicanos, fariseus, escribas, trabalhadores comuns da Judeia e mendicantes, Jesus lhes conta uma série de parábolas. Essa parecia ser uma forma simples de se fazer compreender: despertava a curiosidade e atenção dos ouvintes que aguardavam o desfecho, ao tempo em que eram profundamente tocados pela autoridade das Palavras de Jesus. A Parábola do Filho Pródigo faz parte dessa série e está descrita no Evangelho de Lucas 15: 11 a 32.

Já publiquei um estudo sobre essa parábola, mas hoje lanço um novo olhar sobre ela destacando a questão das escolhas que fazemos e suas consequências.

Eis a parábola:

Lucas 15:11-Disse também: “Um homem tinha dois filhos. 12-O mais moço disse a seu pai. Meu pai, dá-me a parte da herança que me toca. O pai então repartiu entre eles os haveres. 13-Poucos dias depois, ajuntando tudo o que lhe pertencia, partiu o filho mais moço para um país muito distante, e lá dissipou a sua fortuna, vivendo dissolutamente. 14-Depois de ter esbanjado tudo, sobreveio àquela região uma grande fome e ele começou a passar penúria. 15-Foi pôr-se ao serviço de um dos habitantes daquela região, que o mandou para os seus campos guardar os porcos. 16-Desejava ele fartar-se das vagens que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava.   Continuar lendo...

Os dois filhos são uma referência aos que ouviam a parábola: os religiosos configuravam o filho mais velho, estavam em casa, ou seja, obedeciam aos rituais do judaísmo, julgavam-se filhos fieis de Abraão.

O filho mais novo eram os indoutos, ignorantes que tinham direito a herança no Reino de Deus, porém desperdiçavam essa dádiva por desconhecerem o amor do Pai.

O mais novo reivindica a herança e o pai não faz qualquer objeção, acata sua decisão e divide os bens. Pela lei o primogênito tem direito a uma parte maior dos bens ( dois terços), enquanto o mais novo (um terço).

Orgulho x humildade

O que acontece depois da partilha de bens e do abandono ao lar pelo mais novo é uma série de infortúnios. Ele passa a sobreviver de esmolas, enfrenta fome, frio e sofre bastante até decidir  voltar para casa.

O que teria acontecido se ele  continuasse com  sua vida miserável?  Se não tivesse retornado para  casa e experimentado o amor incomparável de seu pai?  E se o orgulho tivesse tomado conta de seu coração?

Os deuses emudeceram e ele ficou conhecido como "Apóstolo Paulo do Vietnã"



Mark Elles
Tradução: 
Wilma Rejane

Ele deixou o budismo e foi para a  magia negra, em seguida, missionários americanos demonstraram o incrível poder do Deus que serviam, o que fez seus 3.300 deuses parecem impotentes. Depois de receber a Cristo, ele entrou em uma nova batalha com as autoridades comunistas pela  alma do povo vietnamita, uma batalha feroz que continua até hoje.Seu nome é Tran Dinh, mais conhecido como "apóstolo Paulo do Vietnã"

"Cresci em uma família budista muito atuante, fui enviado para um templo budista e treinado para ser um monge. Meu pai era um médico chinês muito bem sucedido, mas  estava incomodado com os políticos que tentaram extorquir dinheiro dele, então ele prometeu que se  tivesse um filho  iria mandá-lo para o templo para que  pudesse ser treinado como um monge. Meu nome de budista era 'Stop Loving do mundo'.

Aos 15 anos, depois de apenas um ano de estudo, tornei-me desencantado com o desespero de doutrinas budistas.

Procurando mais poder e experiência religiosa  viajei para o lado negro, fui estudar magia negra e me tornei  médico em feitiçaria, servindo 3.366 deuses". Esses deuses me deram  poder, mas eles me fizeram curvar minha vida para seus redutos. Eles também me fizeram odiar o evangelho.