Mensagem de ano novo



Wilma Rejane


“O que é já foi, e o que há de ser também já foi, Deus fará renovar o que se passou” Eclesiastes 3:15

Há uma sucessão natural na vida, circunstâncias que são frutos de ações e reações intermináveis na rotina do tempo. Todas essas coisas obedecem a uma ordem estabelecida por Deus.  O futuro poderá ser uma reprodução do passado e esse passado já foi presente um dia e a mesma coisa se diz do futuro.  Deus criou esse tempo, para Ele eterno, para nós limitado a contagem de horas, dias,anos. Há leis que regulam a existência.

“O céu tem o direito de oferecer dias planos de luz e depois fazê-los desaparecer nas trevas da noite. O ano tem o direito de cobrir por um período a terra de flores e frutos, e depois torná-la irreconhecível enviando chuvas, secas e geadas. O mar tem o direito de um dia ser amável, apresentando uma superfície calma, e noutro agitar as ondas sublevadas pela tempestade” ( BOÉCIO pg.6).

Quem poderia reger toda essa roda do tempo no universo, sem eliminar a existência? Deus. Há uma perfeita harmonia no tempo em que se vive e até em que se morre. Não há acasos ou circunstâncias desconhecidas para Deus. Para nós humanos é que sempre há expectativas e tempos com boas e más surpresas. Insuficientes e frágeis quanto ao poder para alterar essa ordem natural, o que nos cabe é viver. E viver de modo a tornar nossa rotina um lugar de renovos.

  • Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.Romanos 12:2
  •  Se revistam do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador. Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos. Colossenses 3:10
  •  Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!  II Coríntios 5:17
  • Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou. Apocalipse 21:4

Aquilo que não se renova fadado está à morte. O verso de Eclesiastes que inicia esse artigo diz que Deus renova o que se passou. Esse renovar é anakainosis (Strong 342) , uma combinação de ana com de novo sugerindo transformação, renovação,mudança de interior e de vida. Uma mudança para melhor, ajuste de visão moral e espiritual através do trabalho do Espírito Santo.

Eis o plano de Deus para cada um de nós: renovação. Acima dessa ordem natural do tempo que  traz de volta o que já existiu, que reproduz o passado e até o futuro, existe uma outra ordem de renovação humana que se sustenta de modo único pela graça do Evangelho de Jesus.

O verso de Eclesiastes fala sobre a renovação de Deus. Algumas traduções indicam que onde se lê: “Deus renova o que se passou” significa 'Deus persegue o aflito e derruba os impedimentos'. Perseguir no sentido de acompanhar, assistir. É maravilhoso, não?

Nessa passagem de um ano para outro minha oração é que tanto eu quanto os leitores sejam renovados pela constante graça do Evangelho. É motivo de alegria e comemoração ultrapassarmos essas barreiras do tempo com o coração cheio de fé Naquele que nos assiste e derruba os impedimentos de renovação.

Queiramos estar mais próximos de Deus em 2015, fazer com que o outro também queira conhecer e conviver com esse Deus bondoso e justo que criou o tempo, proporcionando-nos a vida. Imperfeitos e falhos como somos, conhecedores da injustiça do mundo, que em nós reine a renovação para fazermos toda a diferença, onde formos. Esses não são votos que se façam apenas no romper dos anos, mas que se renovam a cada ano. Que assim seja para todos nós.

Feliz ano novo!

Em Cristo, O Renovo (Isaías 4:2).




*****
*Bíblia de Estudo Plenitude, edição 1995, Sociedade Bíblica do Brasil, SP.
*BOÉCIO. A. A Consolação da Filosofia, Martins Fontes, 1998, SP


8 comentários:

claudinha:) disse...

linda mensagem muito obrigada ...pra vc um lindo inicio de ano

RITA LEMES disse...

DEUS abençoe voce seus post muito me ajudaram esse ano. foi um ano dificil mas t odos os dias eu lia uma mensagem . FELIZ ANO NOVO

Unknown disse...

Feliz 2015! E que possamos prosseguir crescendo em fé e conhecimento de Deus.

Abraço

Psicologia Infantil disse...

Feliz ano novo para todos nós!

Pitadasdilu disse...

Oi Wilma ! Feliz Ano Novo ! Que possamos nos permitir renovar a cada dia que começa ! Lindo texto !
Tudo de muito bom minha amiga !
Que Deus abençoe !
Bjos, Lú.

Unknown disse...

Obrigada! Começo este ano agradecendo a Deus por este blog, que tem sido meio de propagação da Palavra de Deus. Espero que as pessoas,inclusive eu,sejamos melhores para que haja mais amor e aproximação dos valores de Deus. A Paz do Senhor seja conosco o ano inteiro.

Primavera disse...


Oi Wilma,

Feliz ano novo para todos os editores e leitores desse abençoado blog. Enfim, feliz ano novo para esse País que começa mais um ano com muitas promessas de mudanças (reforma política), que de fato, elas aconteçam.

Bjs!

Wilma Rejane disse...


Amadas do Senhor,

Agradeço de coração a companhia de cada uma de vocês ao tempo em que vos desejo um feliz ano novo, em Cristo, o que renova, salva, cura e nos dá a vida.

Deus nos abençoe.