Significado de resistir ao pecado em Tiago 4:7


Wilma Rejane

Não sei se vocês alguma vez ouviram falar sobre o que escreverei neste artigo. Para mim foi de grande valor descobrir a formidável lição contida no verso Bíblico de:


Tiago 4:7: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”.

Resistir segundo o dicionário de tradução grega Strong , verbete 436, significa “ anthistemi” ou “anti-histamina”. Histamina é uma substância de defesa natural existente no organismo humano e que entra em ação para combater infecções. Uma simples picada de abelha desencadeia a ação de histamina como forma de defesa. Agora, quando há liberação intensa de histamina no organismo, o efeito se torna prejudicial causando asma alérgica ou até choques anafiláticos, nestes casos, será necessário utilizar os anti-histamínicos para devolver a saúde ao corpo. Em suma, organismos saudáveis têm níveis equilibrados de histamina, elemento essencial no combate a inflamações que podem se tornar crônicas e levar a morte.

A anti-histamina também está presente em medicamentos e alimentos naturais como os ricos em fonte de vitamina C, a uva, e o sal. Interessante é que o sal contêm anti-histamínico e precisa ser usado na dose certa, caso contrário, o organismo reage ao excesso de sal, liberando mais histamina para combater possíveis inflamações relacionadas com uso indevido dessa substância. E não é que esse dado me lembra de forma muito contundente a parábola de Jesus sobre ser "sal da terra"? Ao sermos sal da terra, estaremos funcionando como anti-histamínico (regulando a saúde do corpo) . Que maravilha descobrir que cristãos são "anti-histamínicos", proporcionam a saúde do corpo (sociedade, individuo, igreja).


Deus nos convida a resistirmos ao pecado de modo semelhante a ação da anti-histamínico no organismo que entra em ação imediatamente para defender a saúde do corpo, tão logo este apresente algum nível de inflamação. Incrível, não? O pecado deve ser combatido imediatamente, de forma eficaz para não se tornar crônico e levar à morte.

E essa lição sobre resistir, anti-histamina, sal da terra, pode nos conduzir também a dúvidas. Se anti-histamínico é substância natural do organismo contra inflamações, porquê tantos morrem doentes? Por conta dos desequilíbrios, o câncer, por exemplo, é um desequilíbrio celular . Tais desequilíbrios ocorrem na esfera natural e sobrenatural da vida. Há pecados que são acomodados no coração e se tornam resistentes à voz de Deus, à consciência cristã. Ao invés de se resistir, se tornam resistentes.

No mundo natural muitas são as origens das doenças. Servos de Deus, obedientes, podem ser acometidos de males físicos. Não esqueçamos que este foi o caso do justo Jó. Contudo, ainda na doença, ele foi sal, foi anti-histamínico para sua geração e para todas as outras que se sucederam, porque sua vida era de amor a Deus.

Da mesma forma que Deus proveu defesa natural de nosso organismo contra doenças, também muniu nosso espírito para que pudéssemos resistir ao pecado. As armas espirituais estão disponíveis através da fé e uma vida de comunhão com Deus nos garantirá vitória. A graça de Deus nos concederá forças para caminhada da vida, em Cristo, com Cristo e por Cristo. 

E aqui fica essa maravilhosa lição da Palavra de Deus. O Evangelho em forma de parábola, como bem ministrou Jesus em todo seu ministério, usando elementos do dia a dia, da natureza, para nos lembrar de forma simples e contundente que um dia Ele voltará e nos resgatará para um Reino Eterno, mas enquanto isso, é preciso resistir e resistir, como  anti-histamínicos atuando no combate as inflamações.

Deus o abençoe

Fonte:

Bíblia de Estudo Plenitude,  Sociedade Bíblica do Brasil. Barueri SP, 2002. Nota de estudo na página 1231.

Artigo Relacionado: É hora de largar o saleiro e ser o sal

2 comentários:

Teonia Soares disse...

Wilma Rejane,

Graça e Paz!
Vim agradecer a você e a DEUS, por me dar o privilégio de ler algo que parece tão simples, e não é tão simples assim, é esplendoroso, de conteúdo valoroso, é alimento rico de tudo, é vida, remédio contra o pecado, na veia, é transfusão de sangue, na necessidade do pecador. DEUS abençoe sua vida. Sempre dou minha passadinha aqui, confesso que nessas passadinhas, o SENHOR me faz demorar o tempo preciso para que eu aprenda sempre mais sobre Ele. Seu blog é pura saúde, puro vigor, é VIDA, nEle!
Grande, terno e sincero abraço.

Wilma Rejane disse...


Graça e paz, irmã Teonia!

Nós que agradecemos sua companhia e comentários animadores; obrigada!

A Palavra de Deus, de fato, renova nossas forças: Deus é bom!

Tenro e sincero abraço com votos de saúde e vida longa, em Cristo Jesus.