O ecumenismo no jardim do Éden

 


Wilma Rejane

Não sei precisar quantas  vezes  li o relato da criação do universo sendo renovada na fé e na certeza de que vivemos sob o olhar de um Deus sábio e misericordioso. Onde quer que estejamos somos observados. Não há dia ou noite, altura ou profundidade que escape à ação Divina. No Gênesis Bíblico o homem encontra respostas para as origens, é elucidativo o fato de existir uma causa revelada para os mistérios que permeiam a mente humana. No principio você e eu fomos criados para a vida terrena e eternidade! No Gênesis,  a pureza humana se perdeu, a essência se corrompeu e passamos a ser imperfeitos,  absolutamente carentes de restauração.

No principio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia, e havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” Gênesis 1:1-2.

Criou = bara (Strong 01254) = Formar, modelar, esculpir, recortar.

A humanidade teve inicio com o primeiro Adão e se encerrará com o segundo e último Adão que é Cristo: “ Pois, da mesma forma que em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados.” I Cor. 15: 22 e outra vez se escreve: "O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente; o último Adão, espírito vivificante.” I Coríntios 15:45. Um representou a queda da humanidade e o outro a Redenção.

E se Deus tem a conta do primeiro e do último, não teria a conta de mim e de você? Aquele vazio que existia no principio foi preenchido também por nós , cada pequeno espaço onde pisam nossos pés está sobre os cuidados de quem o criou. Detalhe: E Ele criou com a ordem de que teríamos condições de dominar, baseados inclusive na liberdade de pensamentos e escolhas.

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai.” Gênesis 1:26-28

Ao criar a natureza: animais, plantas, sol, lua, estrelas, vales, montanhas, oceanos, se lê: “E viu Deus que tudo era bom” Gênesis 1:25. Mas ao concluir a criação do homem e da mulher, se lê: “ Deus os abençoou”. Somos abençoados desde o principio. 

Outro aspecto de destaque na criação do homem, é o da expressão: “Façamos o homem”. Quem fez? Pai, Filho e Espírito Santo que no livro de Provérbios 8;23 é chamado de "Sabedoria". 

Entendo ainda que o homem se faz, se constrói na coletividade: por uma reunião de fatores familiares, sociais e espirituais. Dependemos constantemente da relação com Deus e com o outro para de fato, sermos quem somos. Vejamos que a queda de Adão aconteceu nessa esfera de relacionamento social, pois, sendo ele sozinho, não conhecia pecado,  mantinha relacionamento exclusivo com Deus. Até que veio Eva, foi enganada e Adão se viu corrompido pelos argumentos da esposa. A responsabilidade maior de cuidador havia sido dada para Adão, mas ele negligenciou o chamado, não vigiou o suficiente, e/ou, não imaginou que o perigo lhes rondava tão de perto.

Adão e Eva caíram estando no Éden, quando nada lhes faltava e por que caíram? Por não resistir a proposta: “ Sereis como deuses e não morrereis” (Gênesis 3:4 e 5). Essa proposta ainda é feita diariamente para nós, às vezes sutilmente, outras vezes sem dar trégua, intensamente. O autor dessa proposta em Gênesis é comparado a uma serpente, tem características desse animal que espreita a vitima para dar o bote no momento oportuno.

A serpente não é literal, é uma associação. Quem estava no Éden tentando Adão e Eva, foi o próprio Satanás, em forma de anjo de luz, sedutor, de beleza estonteante, assim descreve o profeta Ezequiel:

Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti. “Ezequiel 28:12-15.

Satanás não foi passear no Éden, ele foi fazer aquilo que lhe é próprio: mentir, matar, roubar, destruir. Ele tinha brilho e beleza de modo que deve ter sido perturbador para Adão e Eva conviverem com aquela presença disfarçada de anjo de luz. Isso aconteceu há tanto tempo e é tão atual. A missão do mal continua sendo a mesma “fazer cair” e a missão de Deus “levantar os caídos”.

Adão caiu com a colaboração de Eva que foi seduzida primeiro. E Jesus, o segundo Adão? Foi tentado de todas as formas, mas resistiu e venceu o mundo para nos ensinar que também podemos vencer, para nos capacitar a vencer. Jesus cumpriu completamente a obra redentora resgatando o homem do pecado e da morte. Jesus é o cabeça da Igreja que é chamada de corpo de Cristo (I Coríntios 12:27) é e será sempre perseguida até o dia em que será definitivamente elevada ao céu para reinar eternamente com Aquele que a resgatou.

Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofreríeis. ”2 Coríntios 11:3-4.

Ainda sobre a Redenção podemos destacar o momento em que Adão e Eva percebendo que estavam nus, se cobriram com folhas de figueira, mas veio Deus e substituiu aquelas vestes por outras melhores, mais fortes, feitas de pele de cordeiro. Quanta perfeição há na Palavra de Deus, cada detalhe diz tanta coisa que é impossível não acreditar no Seu amor e zelo para com a humanidade.

As folhas de figueira representam a antiga Aliança uma vez que Israel é em muitas passagens bíblicas chamada de figueira (Mateus 24:32-35), uma aliança que compreendia fé para obedecer aos mandamentos dados a Deus para Moisés no Monte Sinai, mandamentos escritos em pedras que foram quebradas. Jesus Cristo, portanto,  é autor da Nova Aliança, de leis gravadas no coração do homem, não mais em pedras da lei

"Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne." Ezequiel 36:26

E por isso (Cristo) é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna. ” Hebreus 9:15

Jesus nos remiu do cativeiro da morte eterna e nos libertou para uma viva esperança que é Cristo Jesus em nós! Remissão = aphesis (Strong 859) = mandar embora, pagar uma divida, libertar de uma prisão. Essa é a obra perfeita de Deus que conhecendo a queda, providenciou a Redenção, a remissão. 

Após a queda, Adão e Eva tiveram filhos, os dois primeiros foram: Caim e Abel. Caim matou Abel e sabe qual significado do nome Caim? “Aquisição”. Caim foi o primeiro ser humano a revelar o caráter de Satanás e é esse caráter que quer dominar o mundo, ter a aquisição da raça humana. Jesus falou que os fariseus tinham o caráter do diabo e eram irmãos de Caim:

Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” João 8:44

Agora vejamos o detalhe na Genealogia de Sete, outro filho de Adão e Eva:

Aos 130 anos, Adão gerou um filho à sua se­me­lhança, conforme a sua ima­gem; e deu-lhe o nome de Sete.” Gênesis 5:3.

Deus criou Adão segundo Sua Imagem e semelhança e Sete, já foi gerado segundo a imagem e semelhança de seu pai Adão. Aqui temos a questão genética, Sete carregava traços físicos de seus pais, seria formado em caráter na sua relação com Deus e com a sociedade. A ele também seria dada a escolha de assumir o caráter de um homem de bem, moldado por Cristo ou o caráter maligno  moldado por Satanás.



Concluindo... 


"Sereis como deuses conhecendo o bem e o mal" (Gênesis3:5). O filosófo cristão Fílon de Alexandria em seu livro Questões sobre o Gênesis, evidencia um aspecto curioso sobre esta fala de Satanás no jardim do Éden: "de onde a serpente aprendeu o substantivo plural deuses"?  Deus é único e agora Ele é nomeado uma segunda vez de forma astuciosa com o objetivo de macular o homem. A partir daqui podemos concluir quem foi o autor dos deuses, idolatrados, antigos e atuais que emanam em ideologias heréticas. Os deuses do Egito, da Índia, do Brasil e assim sucessivamente. Quem está incutindo esse anseio no homem de uma divindade conquistada por meios edonistas? A resposta está no Gênesis: Satanás.

Estamos vivendo um tempo em que o ecumenismo está sendo propagado como algo bom e agradável. Os deuses das religiões pagãs foram introduzidos nas religiões e estão a se passar por anjos de luz, de amor, de união, de caridade e de tudo que nos faça recordar Deus. É um enorme e fatal engano viver de recordações Divinas, imagens imperfeitas e moldadas no engano da idolatria. O templo onde Deus habita deve ser puro e santificado pelo sangue de Jesus Cristo, unicamente por meio da graça. 

Não há outros caminhos, outros evangelhos, ainda que um anjo do céu assim o diga (Galátas 1:9). O engano dos últimos dias pregará unidade por meio da diversidade, clamará pela união de todos os povos em adoração a um deus sem nome, nem identidade. Esse é o plano de Satanás para destruir os homens, roubar a preciosa ligação e semelhança dos filhos de Deus para com seu Pai eterno, Celeste, cujo nome está sobre todo o nome! 

A figueira brotou, tanto a figueira nação de Israel como as figueiras que fornecem vestes inúteis! As vestes de figueira estão por toda parte! São tentativas humanas, induzidas por espíritos de engano, a nos cobrirem com o fim de sermos felizes, prósperos, influentes, belos! Já não há mais sombras nas figueiras porque suas folhas estão sendo devastadas!

Que o bom Deus nos dê discernimento para vencermos esse mundo e nos encontrarmos com Ele para sermos aprovados.

Deus nos abençoe, em nome de Jesus Cristo.

*** 

Bíblia de Estudos Plenitude, SBB, edição 1995. Livro de Gênesis.

ALEXANDRIA. F.  Questões Sobre o Gênesis/ Filon de Alexandria; tradução de Guilherme Ferreira Araújo. São Paulo, Editora Filocalia, 2015. página 74. (Coleção Grandes Comentadores)


2 comentários:

Antonio Paulucci disse...

glória DEUS único e verdadeiro.

Antonio Paulucci disse...

Gória Deus´único e verdadeiro