Professor da Universidade de Asbury fala sobre o culto de avivamento que já dura seis dias

 

A maioria das manhãs de quarta-feira na Asbury University é como qualquer outra. Poucos minutos antes das 10h, os alunos começam a se reunir no Hughes Auditorium para a capela. Os alunos são obrigados a frequentar um certo número de capelas a cada semestre, então eles tendem a aparecer como rotina.

Mas esta última quarta-feira, dia 8 de Fevereiro, foi diferente. Após a bênção, o coro gospel começou a cantar um refrão final — e então algo começou a acontecer que desafia qualquer descrição fácil. Os alunos não saíram. Eles foram atingidos pelo que parecia ser uma sensação silenciosa, mas poderosa, de transcendência, e não quiseram ir. Eles ficaram e continuaram a adorar. Eles ainda estão lá.

Eu ensino teologia do outro lado da rua no Seminário Teológico de Asbury e, quando soube do que estava acontecendo, imediatamente decidi ir à capela para ver por mim mesmo. Quando cheguei, vi centenas de alunos cantando baixinho. Eles estavam louvando e orando fervorosamente por si mesmos, por seus vizinhos e por nosso mundo — expressando arrependimento e contrição pelo pecado e intercedendo por cura, integridade, paz e justiça.

Alguns estavam lendo e recitando as Escrituras. Outros estavam de pé com os braços levantados. Vários estavam agrupados em pequenos grupos orando juntos. Alguns estavam ajoelhados na grade do altar na frente do auditório. Alguns estavam prostrados, enquanto outros conversavam uns com os outros, seus rostos brilhando de alegria.

Eles ainda estavam adorando quando saí no final da tarde e quando voltei à noite. Eles ainda estavam adorando quando cheguei na manhã de quinta-feira - e no meio da manhã centenas estavam enchendo o auditório novamente. Tenho visto vários alunos correndo em direção à capela todos os dias.

Na noite de quinta-feira, havia apenas espaço para ficar em pé. Estudantes começaram a chegar de outras universidades: Universidade de Kentucky, Universidade de Cumberlands, Universidade de Purdue, Universidade Wesleyan de Indiana, Universidade Cristã de Ohio, Universidade da Transilvânia, Universidade Midway, Universidade Lee, Georgetown College, Mt. Vernon Nazarene University e muitos outros.

A adoração continuou durante todo o dia na sexta-feira e, de fato, durante toda a noite. No sábado de manhã, tive dificuldade em encontrar um assento; à noite, o prédio estava lotado além da capacidade. Todas as noites, alguns alunos e outros permaneceram na capela para rezar durante a noite. E a partir da noite de domingo, o ímpeto não mostra sinais de desaceleração.

Alguns estão chamando isso de avivamento, e sei que nos últimos anos esse termo tornou-se associado ao ativismo político e ao nacionalismo cristão. Mas deixe-me ser claro: ninguém na Asbury tem essa agenda.

Meu colega Steve Seamands, um teólogo aposentado do seminário, disse-me que o que está acontecendo se assemelha ao famoso reavivamento de Asbury de 1970 que ele experimentou quando era estudante. Esse avivamento encerrou as aulas por uma semana, depois continuou por mais duas semanas com cultos noturnos. Centenas de alunos saíram para compartilhar o que aconteceu com outras escolas.

Mas o que muitos não percebem é que Asbury tem uma história ainda mais extensa com avivamentos - incluindo um que ocorreu já em 1905 e outro tão recente quanto 2006, quando uma capela estudantil levou a quatro dias de adoração contínua, oração e louvor.

Muitas pessoas dizem que na capela mal percebem quanto tempo se passou. É quase como se o tempo e a eternidade se confundissem quando o céu e a terra se encontrassem. Qualquer um que tenha testemunhado pode concordar que algo incomum e improvisado está acontecendo.

Como teólogo analítico, estou cansado de exageros e muito cauteloso com a manipulação. Venho de uma formação (em um segmento particularmente revivalista da tradição metodista de santidade) onde tenho visto esforços para fabricar “reavivamentos” e “movimentos do Espírito” que às vezes eram não apenas ocos, mas também prejudiciais. Eu não quero ter nada a ver com isso.

E verdade seja dita, não é nada disso. Não há pressão ou hype. Não há manipulação. Não há fervor emocional agudo. Pelo contrário, até agora tem sido principalmente calmo e sereno. A mistura de esperança, alegria e paz é indescritivelmente forte e, de fato, quase palpável – uma sensação vívida e incrivelmente poderosa de shalom. O ministério do Espírito Santo é inegavelmente poderoso, mas também muito gentil.

O santo amor do Deus trino é aparente, e há nele uma doçura inexprimível e uma atração inata. É imediatamente óbvio porque ninguém quer sair e porque aqueles que devem partir querem voltar o mais rápido possível.


Eu sei que Deus se move de maneiras misteriosas; Jesus nos diz que o Espírito sopra onde quer (João 3:8). E às vezes Deus faz o que Jonathan Edwards chamou de “trabalho surpreendente” e o que John Wesley chamou de ministério “extraordinário”.

Acredito firmemente que muito do que é importante e vital na vida cristã acontece nos momentos cotidianos - nas disciplinas e liturgias diárias (sejam elas formais ou informais), nas decisões momentâneas de buscar a retidão, nos atos de sacrifício amor ao próximo, em orações respiradas em desespero silencioso. 

Sei que esses atos “extraordinários” de Deus não substituem o ministério “ordinário” do Espírito Santo por meio da Palavra e do sacramento. Da mesma forma, as obras “surpreendentes” de Deus não substituem o longo caminho do discipulado. Se fosse esse o caso, como meu colega Jason Vickers me lembra, estaríamos dependentes dessa experiência – e não do Espírito Santo que graciosamente nos dá a experiência – para nos sustentar.

Mas também acredito que devemos estar dispostos a reconhecer e celebrar esses encontros surpreendentes com o Espírito Santo. Nosso Senhor promete que aqueles que “têm fome e sede de justiça” serão saciados. Ele prometeu que enviaria "outro Consolador" (KJV) - e, de fato, seria melhor para ele ir embora e enviar seu Espírito.

E qualquer pessoa que tenha passado algum tempo no Hughes Auditorium nos últimos dias pode testificar que esse Consolador prometido está presente e é poderoso. Não consigo analisar — ​​ou mesmo descrever adequadamente — tudo o que está acontecendo, mas não tenho dúvidas de que Deus está presente e ativo.

Vários alunos atuais e ex-alunos recentes me dizem que há vários anos eles têm orado juntos por um mover de Deus e estão emocionados além das palavras ao ver o que está acontecendo.

Estou dando uma aula de antropologia teológica na universidade neste semestre e, quando nos encontramos na sexta-feira passada, lembrei meus alunos de que somos criaturas feitas para adoração e comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Este é o nosso telos, o fim para o qual fomos criados. Nunca estamos mais plenamente vivos e inteiros do que quando adoramos. E o que estamos experimentando agora - esse sentimento inexprimivelmente profundo de paz, plenitude, santidade, pertencimento e amor - é apenas a menor das janelas para a vida para a qual fomos feitos.

Claramente, esta não é a visão beatífica de ver Cristo em toda a sua glória - mas se o que estamos vendo é mesmo a sombra mais fraca dessa realidade, então o que temos diante de nós é uma alegria indescritível e um amor santo.

Também lembrei a meus alunos que fomos criados para adorar a Deus juntos em unidade e comunhão uns com os outros. Assim, a adoração que estamos vivenciando na capela deve ter implicações na vida real para nossa comunhão fora dela. Isso é especialmente importante, pois estamos atualmente trabalhando em questões difíceis sobre raça e etnia.

Em avivamentos anteriores, sempre houve frutos que abençoaram tanto a igreja quanto a sociedade. Por exemplo, mesmo os historiadores seculares reconhecem que o Segundo Grande Despertar foi fundamental para trazer o fim da escravidão em nosso país. Da mesma forma, estou ansioso para ver que fruto Deus trará de tal avivamento em nossa geração.

Na sexta-feira, no almoço, meu filho Josiah me encontrou e me disse que ele e seus amigos estavam ajoelhados no altar e orando juntos. Havia quatro pessoas em seu grupo, e cada uma delas estava orando em um idioma diferente. Mais tarde, ele me perguntou: “Isso é algo como o céu será?” Eu disse a ele que achava que era, embora o reflexo mais fraco do que “nenhum olho viu, o que nenhum ouvido ouviu”. É como se um pedacinho do céu nos encontrasse aqui na terra.

O Evangelho não é apenas verdadeiro, mas também luminosamente maravilhoso e misteriosamente belo. Cada vez que saio do auditório da capela, sinto que provei e vi que o Senhor é bom.

Thomas H. McCall é professor de teologia Timothy C. e Julie M. Tennent no Seminário Teológico Asbury em Wilmore, Kentucky. Fonte AQUI

***

Imagens do culto de avivamento em Asbury University




Para acompanhar ao vivo capela Asbury University  AQUI

2 comentários:

Anônimo disse...


Gloria Deusss, estou acompanhado este mover, local simples sem "aque ambiente para manipular" que se espalhe para o mundo como fogo na palha seca....

Junior Melo disse...

Amem..Agora devemos aguardar para que o avivamento de fato tenha exxistidido Se todas as pessoas tiveram mudança de caráter, de comportamento e abandona das velhas praticas pecaminosas...

Espero que estes VENTOS DE AVIVAMENTOS chegue ao Brasil e espante a fumaça das heresias e das falas conversões a Cristo..