Wilma Rejane
Você está percebendo um aumento de maldade no mundo? O quanto algumas notícias parecem surreal, retiradas de um roteiro de filme de terror, mas dizem respeito a uma terrível realidade? O lamento do profeta Habacuque parece ter sido escrito para nossos dias, ele diz:
"Por que me fazes ver tanta maldade? Por que toleras a injustiça? Estou cercado de destruição e violência; há brigas e lutas por toda parte. Por isso, ninguém obedece à lei, e a justiça nunca vence. Os maus levam vantagem sobre os bons, e a justiça é torcida" Habacuque 1:3-4.
Habacuque nos lembra que maldade e injustiça sempre existiram. a diferença é que hoje é praticada diante de circuitos de câmeras, espalhadas por redes de internet, cogitada à luz do dia ou da noite, em assembleias ou quartos fechados. O mundo está mais populoso e mais próximo. A maioria, nunca esteve tão distante de Deus e do outro. A maldade se tornou regra e a bondade exceção.
O que acontecia nos dias de Habacuque, era percebido por ele, com pesar. O profeta olhava pela ótica de um Deus bondoso e justo e dessa forma, o contraste era evidente e incompreensível. A verdade é que para os homens de bem, a maldade é uma catástrofe, resultado de falta de temor e conhecimento de Deus. Para os maus, tudo vai bem pela incapacidade de reconhecer o próprio pecado.
Para responder o lamento de Habacuque, que é o lamento dos homens de bem, de qualquer época, recorro ao Salmo 37. Este Salmo é um refrigério para a alma cansada de injustiças. É um alento para os que persistem em caminhar segundo a direção e vontade de um Deus bondoso, cujo Espírito é um contraste com toda maldade. O Salmo 37 é longo, é inviável publicar a íntegra de seu conteúdo neste artigo, mas você pode conferir em sua Bíblia ou link que será afixado no final.
"Não se aborreça por causa dos maus, nem tenhas invejados que praticam o mal. Pois os maus vão desaparecer logo, como a erva, que seca; eles morrerão como as plantas que murcham. Confie em Deus, o Senhor e faça o bem e assim more com toda segurança na Terra Prometida. Que a sua felicidade esteja no Senhor, Ele lhe dará o que seu coração deseja" Salmo 37 : 3 - 4.
O coração dos que confiam em Deus, estará em paz, mesmo diante de um mundo turbulento em maldade. A vida dos filhos de Deus não se resume à esse mundo perdido, mas na realização das promessas eternas. O ódio, a raiva, a vingança, não devem fazer parte da vida do verdadeiro cristão que deve persistir em agir de acordo com o Espírito Santo de Deus e não conforme os impulsos carnais.
Fazer tudo que está ao alcance; trabalhar honestamente, viver de acordo com as posses, não alimentar contendas, vaidades. Não se entregar à lascívia, mentiras, apostasia. Persistir em ter uma vida sincera e pura diante de Deus. Pecadores todos somos, mas ser remido e lavado pelo sangue de Jesus Cristo é uma distinção que contrasta com o aumento da maldade.
O segredo para manter um coração em paz nesse mundo está na comunhão com Deus, no relacionamento pessoal com Jesus Cristo que venceu a morte e venceu o mundo. Ele voltará, em breve, essa promessa está gravada no coração dos que o amam. Jesus Cristo, é a força de Seu povo, é o refrigério, a bondade, o amor e a disciplina dos que se inquietam com o mundo, a exemplo de Habacuque.
Deus o abençoe, em nome de Jesus.
Salmo 37 / Imagem cortesia Pixabay

Nenhum comentário:
Postar um comentário