A Fé das Crianças na Índia




Fiquei radiante de alegria ao ler esta recente noticia ( 26/11/2010) de como as crianças na Índia estão sendo instrumentos de Deus para conduzir a salvação. O singelo testemunho dos pequeninos, está impactando famílias inteiras e mudando a rotina de aldeias.

Dois filhos de um sacerdote hindu começaram a frequentar a Missão Bíblia Índia Infantil Club. Aceitaram Jesus como Senhor e Salvador e tão logo foram crescendo na fé falaram ao pai sobre o sacrifício de Jesus na cruz. O Pai relutou em aceitar, no entanto, ao assistir  as reuniões do clube para descobrir o que estava acontecendo, tornou-se cristão.Como resultado, o sacerdote deixou seu trabalho no templo. Agora trabalha como agricultor, e toda a família faz parte de uma nova igreja que está a crescer na aldeia.

Um dos evangelistas responsável pela Missão, Dave Stravers disse: “As crianças na Índia são abertas ao Evangelho, e tornam-se grandes instrumentos de Deus para familiares e comunidade."


Curados Pelo Amor Divino


Uma passagem bíblica no livro de Gênesis me chamou à atenção. É sobre José. Lendo-a pude perceber porque ele era tão especial e teve um papel relevante na história do povo judeu. Um gesto de José, na prisão, muito me falou sobre sua personalidade (pequenas coisas, grandes significados).

Imaginei a cena como se estivesse lá, embora (na prisão) não fosse um bom lugar para se estar. "E veio José a eles pela manhã, e olhou para eles, e viu que estavam perturbados. Então perguntou aos oficiais de Faraó, que com ele estavam no cárcere da casa de seu senhor dizendo: Por que estão tristes o vosso semblante?"(Gn 40:6,7).

José percebia o estado sentimental das pessoas (coisa rara em nossos dias).  O individualismo é uma característica marcante da sociedade atual. Muitas pessoas passam por nossas vidas diariamente e muitas se vão sem que percebamos como estão, quem são e o que poderíamos fazer por elas.


O Terceiro Templo e o Anticristo



 Com o toque de shofar e de trombetas, foi declarado oficial o plano para a reconstrução do terceiro Templo de Jerusalém.


Wilma Rejane

A Bíblia garante que, no final dos tempos, o templo judeu será reconstruído em Jerusalém. Será o Terceiro Templo:
  • O primeiro templo foi construído por Salomão e destruído em 586 A.C.
  • O segundo templo foi construído em 535 A.C. por autorização de Artaxerxes  e destruído em 70 D.C. pelos romanos.
O próprio Senhor Jesus assim disse, referindo-se ao templo como o lugar santo:
 
  •  Mateus 24:15."Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda [a isso];"
  •  Daniel 11:31:"E [na terra santa] braços serão colocados sobre ele, que profanarão o santuário e a fortaleza [espiritual], e tirarão o sacrifício contínuo [ofertas diárias de holocausto], estabelecendo abominação desoladora [provavelmente um altar para um deus pagão]."
  •  II Tessalonicenses 2:3-4: "Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia [ao menos que o grande e previsto dia da partida daqueles que professaram a fé para tornarem-se cristãos tenha chegado], e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição (condenação), O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus."

Desde que Israel reconquistou a parte oriental de Jerusalém na guerra dos seis dias (1967), o maior sonho do povo judeu é a reconstrução do templo. Há informações de que Israel há muito já dispõe de todo o material necessário, e que a obra será conduzida rapidamente, quando chegar a hora... O templo só não foi ainda reedificado porque na área do antigo templo está edificada a Mesquita do Domo da Rocha, dos mulçumanos. Falar em derrubar esta mesquita hoje em dia, seria o mesmo que declarar guerra aos árabes (mulçumanos)!

"Que a Tua vontade seja a rápida reconstrução do Templo em nossos dias..." Esse pedido a Deus, recitado três vezes ao dia nas orações judaicas, expressa um desejo que faz do Monte do Templo em Jerusalém os 35 acres potencialmente mais instáveis do mundo.[1]


Meu Primeiro Amor

 Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí. Jr 31: 3

Lembro-me com riqueza de detalhes a primeira vez em que dirigi uma oração a Deus. Eu tinha sete anos e meu pai estava muito doente no hospital, na verdade ele estava tão mal que os médicos já haviam conversado com minha mãe pedindo para ela aguardar o pior.

Uma tia missionária batista, que evangelizava em tribos indígenas, estava conosco durante aqueles dias e em uma noite de muita expectativa pelo estado de saúde do papai, ela nos convidou a orar. “Orar”, a palavra era nova para mim. Logo perguntei: 
-O que é isso?  
-Orar é conversar com Deus Rejane. Você fala e Ele te escuta na mesma hora 
-Achei fantástico!- Quer dizer que posso pedir qualquer coisa? 
-Sim.

Esperança em Meio a Dor



  "O Senhor será um alto Refúgio em tempos de angústia" Sl 9:9

O livro Lamentações de Jeremias é um lamento fúnebre para a cidade conquistada de Jerusalém. Foi escrito pelo profeta, logo após Jerusalém sair cativa para a Babilônia em 586 aC. Nessas alturas o magnífico templo que o rei Salomão havia construído foi queimado até o chão e a maioria do povo de Judá foi morto e tomado como reféns. As condições de Jerusalém eram terríveis. Durante o longo cerco da cidade, a doença endêmica e da morte era comum (II Rs 25:1, Ez 5:12) A fome que resultou no cerco foi tão grave que alguns dos habitantes de Jerusalém recorreram ao canibalismo, comendo os próprios filhos (Lm 3:20, 4:10, Ez 5:10). Após a invasão, Jeremias teve permissão por parte das forças da Babilônia para permanecer em Jerusalém com as poucas pessoas que ali restaram, os mais pobres da terra (Jr 40:7).

Não é de admirar que em seu lamento o profeta diz: "Como está abandonada a cidade, outrora tão cheia de gente!". Os poemas dos capítulos de 1 a 4  são acrósticos, ou seja, cada versículo começa com a letra do alfabeto hebraico. Jeremias chorou por Jerusalém de "A a  Z".

Um punhado de pessoas fiéis estava consciente de que a Babilônia era uma vara de disciplina na mão de Deus (Lm 1:5, 12,15) E mesmo se mantendo fiéis ao Senhor esse grupo sofreu juntamente com os demais que experimentaram o julgamento de Deus pelos pecados. Foi no meio desse sofrimento que este remanescente fiel pode dizer: "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, pois as suas misericórdias não têm fim" Jr 3:22 .Misericórdia aqui pode ser traduzida como hescol; "Concerto de amor". Aleluia!

Ai Que Saudade !


Saudade é um sentimento comum em nossas vidas. Quem algum dia, nunca sentiu saudade?  Cientistas relacionam o fato ao cérebro, por ser ele capaz de imprimir imagens familiares, sons, cheiros... Tudo isto é reunido em uma espécie de “caderno mental”. Estas informações circulam em nossa mente, provocando sensações que chamamos de saudade que é biológica e também emocional. Acontece quando estamos distantes de casa, de pessoas que amamos, quando por algum motivo apenas nos é permitido recordar.

Distante de casa, na  Babilônia, um exilado, entoou um saudoso Salmo em memória de Sião.

Junto dos rios de Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião. Sobre os salgueiros que há no meio dela penduramos nossas harpas. Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediram uma canção; e os que nos destruíram , que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de Sião. Como cantaremos a canção do Senhor em terra estranha? Se eu me esquecer de ti ó Jerusalém, esqueça-se a minha direita da sua destreza. Sl 137:1-5.

O imigrante não tinha forças sequer para cantar, tamanha era a tristeza provocada pela saudade. As lembranças de Sião estavam “circulando” em sua memória.   Perdi meu pai há oito anos, mas todas as vezes que sinto o cheiro de sua comida preferida, ou vejo minha mãe preparando-a, fico pensativa a lembrar-me de sua alegria e disposição em sentar-se a mesa. Sinto falta de sua presença conosco também nestes momentos.

Nenhuma ciência ainda foi capaz de medir nossas emoções, mas Deus em sua eterna sabedoria nos dotou de vínculos e laços de amor que perduram uma vida, e mesmo quando chega à morte. É quando percebemos intensamente o significado que pessoas têm para nós. É quando chega um tipo de saudade que não pode ser saciada, deixando marcas que somente o tempo é capaz de amenizar.

Chorar de Saudade

E mais uma vez no relato bíblico, Davi nos dá uma demonstração da dor da saudade: “Absalão fugiu, e foi para Gesur; e ali esteve por três anos. Então tinha o rei Davi, saudades de Absalão. E Davi pranteava por seu filho todos aqueles dias” II Sm 13:37-39. Por três anos, o homem segundo o coração de Deus chorou a distância do filho.

Senhor, Para Quem Iremos Nós?


Aquele não era um sermão fácil de ser compreendido, nem bom de ser ouvido. Primeiro Jesus diz “Sou o Pão que desceu do céu”, depois “comam minha carne e bebam meu sangue, se quiserem ter vida eterna”.  Só poderia estar louco! Os judeus foram um a um se retirando, balançando negativamente as cabeças em sinal de reprovação: “Ora vamos, não era isto que queríamos escutar”. Apenas os doze discípulos restaram ocupando as cadeiras da sinagoga em Cafarnaum, mas eles também estavam decepcionados com a situação, e só para completar o mal estar do momento, Jesus fecha com “chave de ouro”: “Um de vocês é um diabo”.  Silêncio absoluto no recinto.


Quem tem ouvidos...

Quem procurou lógica nas palavras do Mestre, não encontrou porque a lógica do Reino é não ter lógica alguma.  Deus escolheu a loucura da pregação para resgatar os corações, e para compreender Sua mensagem é necessário ter um espírito humilde. Quando Deus chamou a Ezequiel para ser profeta das nações disse-lhe: “Filho do homem, pôe-te em pé e falarei contigo, e o Espírito do Senhor me pôs em pé, e ouvi o que me falava” Ez 2:1-3. Ezequiel tão logo ouviu obedeceu, deu lugar ao Espírito que o encheu de entendimento e certeza. Um coração humilde não resiste ao chamado do Senhor.

Coração de Pedra

Sementes não germinam em pedras porque estas são incapazes de absorve - las. Logo, logo o vento soprará espalhando-as para algum pedaço de terra. A Palavra de Deus jamais volta vazia, e se não apresentou resultado no instante de sua emissão,em algum lugar, tempo e espaço, aquelas sementes surgirão e brotarão. É interessante saber que o Semeador, não lança apenas uma semente, mas suas mãos estão sempre repletas, abundantes, por este motivo, seu trabalho não é vão. Se espinhos, ou pedras, atrapalham a colheita, ainda haverá esperança em outro destino: “Pela manhã semeia a tua semente, e a tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas” Ec 11:6

O Bom Terreno

Os judeus não suportaram a mensagem de Jesus porque estavam cheios de soberba e o Reino é para os humildes de espírito (Mt 5:3). A palavra humilde em grego tapeinophrosune (Strong 5012) significa: Ausência de arrogância, vaidade, senso de insignificância.  A primeira reação de Adão ao pecar no Éden foi esconder-se. Seu coração estava tomado de soberba. Se antes, ele a exemplo de Ezequiel, se punha de pé diante do Senhor para ouvir Sua voz, após desobedecer se encontrou com a auto-suficiência. Agora ele era deus, e saberia o que fazer de sua vida. Teceu vestes para cobrir sua vergonha e prosseguiu como senhor de si mesmo.

Perdidos na Floresta

Em outubro desse ano, bombeiros cariocas resgataram três jovens que se perderam na floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro. Eles tinham tantas opções de caminhos que acabaram por se confundir na imensidão de opções. É sempre isto que acontece com os que se perdem, eles não conseguem discernir entre a melhor e mais segura das ofertas. Eles chegam a algum lugar e ainda assim continuam perdidos.

Deus e os Pinguins

A união dos pinguins para vencerem o frio

 Wilma Rejane

Na Antártida, durante o mês de Março, centenas de pingüins fazem uma jornada de milhares de milhas de distância pelo continente a pé, enfrentando animais ferozes, temperaturas frias, ventos congelantes, através das águas profundas e traçoeiras. É uma jornada emocionante de preservação da espécie. Ao assistir parte do documentário sobre esse belíssimo espetáculo da natureza, não pude deixar de contemplar a grandeza de Deus, Sua perfeição e graça.

Fiquei a meditar em como Deus os equipou para sobreviverem em um ambiente tão gelado, com temperatura de -40°, no cuidado que o pingüim macho tem com os ovos dos filhotes e na cronometragem exata que as mamães fazem para retornar com comida. Na união do grupo, ficando juntinhos para se aquecerem e superarem o frio. Na cooperação do casal de pingüins para dar vida ao filhote. O comportamento dos pinguins também muito nos ensina sobre a importãncia da mútua confiança e trabalho.

Deus também nos dá todas as armas para vencermos as batalhas da vida, com muito mais intensidade ainda, porque temos do Seu Espírito. É Ele quem nos aquece quando chegam às tempestades. Quem nos sustenta nos braços, até que cesse o perigo. Tal qual os papais pingüins carregando carinhosamente seus filhotes sobre os pés para não congelarem: " Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão..." Is 43:2

A natureza traduz Deus, nela o tempo realiza seus propósitos: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu" Ec 3:1.

Espero que o milagre dos pinguins fale ao seu coração.

Recortes da Blogosfera

 


 A alegria compartilhada é uma alegria dobrada (John Ray)


Eder Barbosa é um blogueiro bem versátil que edita o blog "Recortes do Cotidiano". Ele tem feito entrevistas interessantes com o pessoal da blogosfera evangélica e também de "outras tribos". Ontem ele publicou uma entrevista feita comigo e se você quiser interagir com perguntas é só dá uma visitada e deixar um comentário. Mas, se quiser apenas conhecer mais um bom blog e desfrutar das postagens silenciosamente, fique a vontade.

Trecho da Entrevista

A internet, os blogs e demais mídias, que se tornaram um pouco mais acessíveis hoje em dia tendem a fazer desaparecer a mídia impressa, o que pensa sobre isso?

Está Escrito



Nascemos com a missão de descobrirmos quem somos, porque somos, e para onde vamos quando não mais existirmos. Nessa busca, muitos se perdem pelo caminho, entre retornos, atalhos, abismos... E muitos se encontram exatamente quando reconhecem que estão perdidos.

Olhar para o alto não deveria ser um simples gesto de contemplação do universo, mas um reconhecimento de fragilidade, de reflexão, de ânsia por conhecer o que está “por trás das cortinas” ora azuis, cinzas, ora em negritude com enfeites luminosos.

Nosso ser percorre eternos conflitos, entre ser, não ser, querer e poder. Entre viver e não viver, amor e ódio. Somos complexos, perplexos quando surpreendidos por atos falhos, que revelam uma natureza em desarmonia com a perfeição do Criador. E no principio, tudo era bom (Gn 1:31), por que então este mal nos assola?

De mãos perfeitas, sopro de vida, espírito sem o qual jamais viveríamos, fomos formados. “Adamah”: solo, chão, pó, de onde viemos e para onde retornaremos. Amados, desde o ventre, acalentados em graça latente, paridos para o contentamento, por que então não conhecemos?

Jesus e o Jovem Rico



Jesus ia pelo caminho das aldeias, rodeado de pessoas, como de costume, quando um jovem apressadamente se ajoelha diante dEle: “Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna?” Mc 10:17.  Esta poderia ser a forma perfeita de culto: Prostra-se diante do Mestre, indagando-O sobre a vida eterna, chamando-O de bom. Um homem rico, bem trajado, sujando as vestes na terra e humilhando-se diante de muitas pessoas, quem não o julgaria santo?  Respondeu Jesus: “Tu sabes o mandamento: Não adulterarás; não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás alguém, honra teu pai e tua mãe” 10:19

E o jovem como querendo se justificar replica: "Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade!"10:20.   As pessoas presentes, devem ter se impressionado com o jovem. Ele era mais digno que todos os demais que estavam ali em busca do perdão dos pecados.  Ele não tinha pecados!  Mas o Reino dos céus não vem com aparência exterior Lc 17:20. Jesus conhecia o “ponto fraco” do rapaz, e falou-lhe o que precisava ouvir e não o que queria ouvir:“Vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a tua cruz e segue-me. Mas ele pesaroso desta palavra, retirou-se triste porque possuía muitas propriedades” Mc 10:21-22.

Aquele homem era idolatra, avareza era seu mal, dinheiro seu deus. Ele preferiu seguir sem Jesus, a abrir mão de tudo. E o que mais mexe comigo, nesta narrativa é o verso: “E Jesus, olhando para ele o amou”Mc 10:21. Apesar de toda miséria, rebeldia, e impureza que havia naquela vida: Jesus amava. Muitas vezes não conseguimos distinguir entre pecador e pecado e passamos a abominar as pessoas em virtude do que fazem, ou deixam de fazer. Tudo porque falta-nos amor, este dom precioso que capacita o coração a ir além das aparências, acolher as virtudes e transformar os vícios.

CPI Crianças e Adolescentes Desaparecidos

 A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Desaparecimento de Crianças e Adolescentes aprovou, nessa terça-feira(8), o relatório final da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ). A principal proposta do texto é a criação, pelos governos federal e estaduais, de delegacias especializadas na investigação do desaparecimento de crianças e adolescentes. Além disso, o relatório sugere a identificação precoce das crianças, através da certidão feita ainda na maternidade, e da exigiência de carteira de identidade a partir dos 6 anos.

Para justificar a criação das delegacias, o relatório traz como exemplo o Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride), vinculado à Polícia Civil do Paraná, que consegue resolver 99% dos casos que chegam até o órgão. Por sugestão da presidente da CPI, deputada Bel Mesquita (PMDB-PA), foi incluída no relatório uma indicação à Presidência da República para a criação da Secretaria da Criança e do Adolescente.

O relatório propõe também a elaboração de projetos de lei obrigando a identificação das crianças por meio da certidão de nascimento feita em cartório na maternidade, antes da alta da criança, e da emissão de carteira de identidade a partir dos 6 anos de idade. O objetivo é dificultar a subtração das crianças e acelerar sua localização. O texto prevê ainda a apresentação de um projeto condicionando o recebimento de benefícios como o Bolsa-Família ao cumprimento da norma de identificação de crianças maiores de 6 anos.

Descendo Aos Porões - Projeto Semear Em Duque De Caxias

Ao centro da foto os irmãos, Ev.Jorge Nóbrega e esposa;
à esquerda Diácono Geovanni, à direita eu (Sammis) e o irmão Fernandes

Por: Sammis Reachers

Amados irmãos e leitores, no dia 30/10, estive junto com uma pequena equipe missionária, composta por irmãos daqui de São Gonçalo, visitando o município de Duque de Caxias (ambos no RJ). A Missão: levar algumas doações de roupas e material evangelístico para o irmão Jorge Nóbrega (que tive o prazer de conhecer primeiramente através da internet), que dirige o Projeto Semear. Jorge é um homem que possui um profundo amor pelas almas, e um forte testemunho de vida e conversão. Dedica seus esforços a evangelizar e assistir a drogados, traficantes e moradores de rua em diversas comunidades de Caxias.

Eles evangelizam centenas ou mesmo milhares de pessoas por noite. A equipe de Jorge? Ele, sua esposa e suas três filhas. Isso mesmo: para entrar em favelas ou evangelizar multidões de viciados em crack ‘caídos’ pelas calçadas do centro da cidade, ele conta apenas com sua família, pois não pôde encontrar irmãos para ombreá-lo em tal obra. Talvez você que me lê saiba bem o que é isso, eu também já passei por situação semelhante...

Irmãos, qual não foi minha surpresa quando o irmão Jorge convidou a mim e aos irmãos que estavam comigo para conhecermos o trabalho in loco, indo naquele exato momento até uma das comunidades onde o mesmo é realizado. Munidos de centenas de folhetos e livretes, adentramos duas comunidades carentes circunvizinhas à rodoviária local, dominadas pelo crime organizado. E às 15 horas da tarde lá estávamos nós, evangelizando moradores e dezenas e mais dezenas de traficantes e viciados.

Uma nota assustadora: Entrei em um bar onde, ao som de funk, estranhamente não se consumiam bebidas alcoólicas: todos ali (umas 30 pessoas, às 15:00 horas da tarde!) usavam apenas drogas, crack e maconha! Deus já me tinha permitido ver e também ouvir muita coisa (trabalhei por oito anos dentro de uma comunidade carente), mas isto eu não vou esquecer jamais. Após isto o irmão Jorge nos levou até um grande calçadão onde, à noite, muitos drogados ficam amontoados em meio a lixo, urina e fezes. Enfim, é o Lixão, a ‘cracolândia’ local.


O Milagre da Multiplicação!




 Cuide de vossa graça, pois aqueles ali não são gigantes, mas moinhos de vento, e aquilo que pensais serem braços são as pás que, girando o vento, movem a mó.
Miguel Cervantes

Mês que vem o blog completará três anos de existência. É claro que desejei ter sucesso, desde o começo, mas não pensei que fosse chegar até aqui. Bons e dificéis momentos vivi nesse percurso. Este ano, por exemplo, por seis meses diminui o ritmo das postagens a fim de estudar para concursos, era só republicação (risos), mas valeu a pena. Já assumi um dos cargos e aguardo convocação para outro no vizinho estado do Maranhão onde logrei a 3ª colocação. Por isso, amados leitores, quando vocês perceberem que estou repetindo artigo, desconfiem; será porque estou tentando encontrar "o tesouro no fim do arco-iris" (rsrsrs). 

Muitas vezes o blogueiro não compartilha com o público sua vida pessoal, bem não acho mesmo que seja uma boa idéia se aprofundar nesse assunto que nem sempre interessa, a menos é claro, que o sujeito seja uma celebridade. Daí o novo corte de cabelo, uma ida ao shopping... e as visitas vão a pico. É o que acontece com os sites mais acessados do mundo, os de fofoca. E com os de fofoca gospel também. Contudo, o blog não deixa de ter muito de mim, muitos dos artigos foram escritos para curar minha alma e da mesma forma que Deus me cura, cura quem os lê. Amém por isso.

É... Conseguir ser notado sem precisar apelar,  é para mim motivo de alegria e benção. Na verdade, diria,  que é um milagre! Por isso, agradeço a Deus por viver essa graça de ter conquistado leitores em todos os lugares (Brasil e Exterior) que estão sempre lendo os estudos Bíblicos e testemunhando das maravilhas que o Senhor Jesus opera através deles, aleluia!

Compartilho com vocês os últimos números do Tenda Na Rocha. Foram 45.737 visitações de páginas somente no período de 8 de Out. a 7 de Novembro. Deus seja louvado! Obrigada, queridos leitores! Abençoados sejam! E não se esqueçam de orar por mim, para que Deus me dê as palavras em tempo oportuno, para que o meu blog e mais tantos outros de Evangelismo resistam ao tempo e aos embates cotidianos. Muito obrigada!

45.751 páginas visitadas em trinta dias.

Na Janela Com O Profeta Daniel


Wilma Rejane

Orar com o rosto virado para o Templo de Jerusalém era um hábito comum no Antigo Testamento, mas que isso: Era o cumprimento de uma aliança, feita entre o Rei Salomão e Deus quando da consagração do lugar:

“Toda a oração e toda súplica que qualquer homem fizer ou todo o teu povo Israel, conhecendo cada um a sua praga, e a sua dor, e estendendo as suas mãos para esta casa. Então ouve Tu dos céus, do assento da Tua habitação, e perdoa e dá a cada um conforme a todos os seus caminhos, segundo conheces o seu coração (pois só tu conheces o coração dos filhos dos homens). II Cr 6:29, 30

Assim, todo aquele que quisesse ter sua oração respondida, virava-se para o Templo. Três vezes ao dia, o profeta Daniel abria a janela de seu quarto e de joelhos orava em direção ao Templo de Jerusalém Dn 6:10. Elias, quando orou por chuva em Israel, após três anos e seis meses de seca, do alto do Monte Carmelo, se voltou em direção ao Templo (I Rs 18:42). A afirmação é da historiadora e escritora Janet Henriksen:

"O Monte Carmelo está em uma península que se projeta para o mar. Ao Norte, Centro-Oeste e Sul, você pode ver o mar. A encosta da montanha é tal que, na parte superior nestes sentidos a visão é livre. Há apenas um lugar no monte Carmelo, onde não podemos ver o mar: É para o Sudeste. De frente para Jerusalém! Portanto, quando Elias orou por chuva, ele estava de frente para Jerusalém. Por este motivo, Elias enviou seu servo sete vezes em direção ao mar para ver se tinha nuvens de chuva. Ele não podia ver o mar. I Rs 18:42."

Novos Autores Evangélicos Apostam Na Edição Independente de Seus Livros

Lançamentos  Mercado Evangélico Editora Oxigênio


Como forma de driblar a grande burocracia que envolve a publicação de um livro por uma grande editora evangélica, os novos autores estão optando pela edição independente de seus livros. Segundo alguns autores muitas editoras acabam pedindo até “carta de recomendação assinada por uma grande personalidade do meio evangélico”, o que é bastante difícil para a grande maioria dos autores evangélicos, principalmente sob as dificuldades encontradas pelos novos autores.

Por conta dessas dificuldades e até mesmo descaso que os novos autores enfrentam é que muitos têm optado pela edição independente de seus livros, sendo para muitos um caminho bastante viável. Segundo Léo Kades da Oxigênio Books, para os novos autores a edição independente tem sido um ótimo investimento, pois como muitos autores são pastores, missionários ou estão ligados a ministérios em que proporcionam pregar em muitos lugares do Brasil, acabam distribuindo o seu livro e vendendo em todo o Brasil.


Dilma Rousseff e Os Tempos De Minha Avó


Olympe, Lutz e Dilma

Quando o voto feminino foi instituído no Brasil, em 1932, nem mesmo meus pais eram nascidos. Herdei esse direito batalhado por outras guerreiras como Berta Lutz, a pioneira do feminismo no Brasil. Na verdade, quando o País permitiu as brasileiras de votarem, o estado do Rio Grande do Norte já o havia feito em 1927. Portanto, no Nordeste do Brasil o pioneirismo desse merecido direto.

Nunca fui feminista, detesto essa história de guerra dos sexos e faço questão de ser mulher à maneira bem feminina. Gostos de flores, de cavalheiros que se emocionam, percebem o novo penteado,amam o diálogo e me protegem ( por que não?). Não me incomoda  a premissa de sexo frágil. Mesmo porque ela é bem diferente da  disseminada através dos anos.

E nessa trajetória de desabrochar para a vida de mulher, sendo esposa e mãe, percebi o quanto existe perfeição na criação. Não preciso querer ser melhor nem mais forte que meu companheiro, tudo que preciso é fazê-lo feliz e ser feliz, apesar das diferenças que completam a relação como o côncavo e o convexo.

E apostando nessa sensibilidade que nos é tão particular é que vejo com muito otimismo a eleição de mulheres para ocupar cargos de liderança na vida pública - Não se trata de uma ode a Dilma , sequer votei nela - Ainda somos minoria, e isso não mudará porque a conquista de espaços femininos, na sociedade, definida desde o inicio da história como patriarcal, aconteceu recentemente. A grande descoberta de que capacidade e competência não têm a ver com distinção de sexo,  raça, religião ou partido politico,chegou de vez para se perpetrar na história.

O Mistério Dos Três Anjos no Antigo Testamento

Ao ler os capítulos 18 e 19 do livro de Gênesis, uma questão me inquietou.  Tantos sermões já ouvi sobre a visita dos anjos a Abraão, também não era a primeira vez que meus olhos contemplavam aquelas linhas, como não havia notado antes?  Corri em busca de respostas no rodapé da minha Bíblia de estudo, não encontrei. Digitei no Google, páginas do Brasil, sem sucesso. Mas, em alguns poucos sites de língua inglesa, lá estava à explicação, por pastores e teólogos.  O motivo da dúvida é:

Se em Gênesis 18, três anjos visitam Abraão, como é que na passagem seguinte, apenas dois chegam a Sodoma?
 

  • Gn 18:1: “E O Senhor apareceu a Abraão nos carvalhais de Manre”
  • 18:2 “E levantou os seus olhos e eis três homens em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro e inclinou-se à terra”
  • 18:16: "E levantaram-se aqueles homens dali, e olharam para o lado de Sodoma; e Abraão ia com eles acompanhando-os”
  • 18:22: Então viraram aqueles homens os rostos dali, e foram-se para Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante da face do Senhor.
  • Cap. 19: E vieram os dois homens a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma...

Onde estava o terceiro anjo? 

 Jamieson Fausset cita publicação de Brown editora Zondervan, página 28.

“Como forma de boas vindas, na época de vida de Abraão, era comum correr de encontro aos visitantes quando estes eram pessoas comuns. Agora, em se tratando de estrangeiros, o costume era avançar, colocar o braço em volta da cintura ou tocar-lhe no ombro. Tudo indica que pela maneira como Abraão avançou na direção dos homens, ele os reconheceu como seres de outra pátria. Continua Brown: "E apareceu o Senhor a Abraão... A palavra "Senhor" no cap. 18, em concordância com o dicionário grego Strong (pg 3068) denota ser celestial: Jeová ou "Hashem" "Adonai" como falam os judeus.”

E O senhor Já havia falado outras vezes com Abraão...
Gên. 15:01 e 17:1 lê-se: "O Senhor apareceu a Abraão"

É possível o homem ver Deus?

Em Êxodo 33:20 Deus diz para Moisés:"Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá". Baseado neste verso, muitos julgam impossível que o homem veja Deus. Mas, Deus estava falando com Moisés! E em Êx; 33:11 está escrito: "E falava o senhor com Moisés face a face"

Há contradição na Bíblia?

Não. O que acontece, é a possibilidade do homem comunicar-se com Deus através da Teofania - Termo usado para indicar a aparição do Próprio Deus, de maneira que o homem possa suportar. Essa forma de manifestação é bem presente por todo o Antigo Testamento. 

Voltemos à questão:

Gên 18: Deus aparece a Abraão, três anjos o visitam e depois seguem para Sodoma e Gomorra para anunciar a destruição. Apenas dois anjos chegam ao destino. E o outro anjo?


Resgatado do Charco de Lodo - Salmo 40



Veja essa noticia:

Um chinês passou 11 horas preso no lodo de um rio por vergonha em chamar socorro. Ele foi resgatado por mais de dez homens. Xiao Chen, de 25 anos, saiu para uma caminhada noturna quando pisou em falso e caiu no rio Changjiang, ficando preso até a cintura por conta do lodo. Envergonhado, ele passou sete horas tentando se livrar da enrascada. Mesmo com um celular em seu bolso, o homem não ligou para pedir socorro. Dois bombeiros avistaram Chen algumas horas depois e convocaram um grupo de dez homens para o salvamento.

Li o Salmo 40 e me perguntei: Será que alguém literalmente já foi resgatado de um charco de lodo? Sim. É o que me diz a notícia do chinês Xiao Chen que passou 7 horas tentando se livrar sozinho do lodo, sem sucesso. Se os bombeiros não fizessem o resgate, ele jamais conseguiria sair dali. Foram necessários dez homens e mais algumas horas de esforço para que Chen, enfim estivesse fora de perigo.

Salmo 40:1,2 "Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos"