O Coxo da Porta Formosa

Por que permanecer em prisão quando há uma Porta aberta?





Wilma Rejane

E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.Atos 3:1-2


Essa é uma passagem Bíblica bem conhecida e é difícil ouvir coisas  novas sobre ela porque em uma primeira vista já transmite algo tão glorioso que por si só basta: nem alegorias, nem entrelinhas, nem contexto histórico seriam capazes de acrescentar informações mais valiosas que a cura de um coxo através da fé no Nome de Jesus. E foi exatamente a objetividade de Lucas ao descrever a cura do coxo que me instigou na busca sobre : quem era esse coxo e o que significava a tal porta Formosa? Como disse anteriormente, o desconhecimento dessas informações não diminui  o poder da mensagem. Porém, o aprofundamento nos detalhes nos proporciona maravilhamento quanto ao agir de Deus: Ele é perfeito e faz com que todas as coisas, de fato, contribuam para o bem dos que O amam (Romanos 8:28). Assim, com a presença de Deus entre seu povo, um simples encontro no meio da rua, a caminho de algum lugar,  possibilita acontecimentos extraordinários. Foi o que aconteceu com o coxo da Porta Formosa.


A Porta Formosa – Dados históricos

No capitulo três do livro de Neemias é descrita  a reconstrução das doze portas do templo de Jerusalém, mas a porta Formosa não aparece, pelo menos com esse nome. A menção a essa porta, só aparece no livro de Atos dos apóstolos. O historiador Flávio Josefo, relaciona Formosa como sendo a mesma “Porta de Jafa” ou “Porta Velha”  no exterior do templo, uma pré porta de acesso ao pátio das mulheres. Os árabes chamam-na de “ Bab el Jalil (Porta do Amigo); abre-se para oeste, em direção ao porto da Cidade de Jafa. É a mais conhecida e movimentada de todas, devido ao constante fluxo de turistas de todos os lugares do mundo.

Atualmente as portas de Jerusalém são em número de oito e não mais doze. O que teria acontecido as outras quatro portas? Eu jamais teria observado esse importante fato se não fosse o relato sobre a Porta Formosa em Atos dos Apóstolos. As portas que não mais existem são: Porta de Efraim, Mifcade, dos Cavalos e porta Oriental (dourada ou da compaixão). Pelo menos sobre esta última há explicação concreta: se encontra lacrada, Jesus entrou por ela assentado em um burrinho ao ser aclamado pela multidão como Rei e Messias. (Mateus 21). Os judeus aguardam a chegada do Messias entrando por esta porta.

Ez 44.2 – “E disse-me o Senhor: Esta porta estará fechada, não se abrirá;  ninguém entrará por ela, porque o Senhor Deus de Israel entrou por ela; por  isso estará fechada”.




Deus tem o controle e o domínio sobre todas as coisas. Jerusalém terrestre é uma analogia a Jerusalém celestial: (Apocalipse 21:2:)” Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.” E se antes tinha doze portas e hoje somente oito, tem algum sentido. Considerei importante fazer essas observações, mas para não fugir ao tema, voltemos para a Porta Formosa.

A Porta Velha mesma  Formosa (Neemias 3.6) - “Jeoiada, filho de Paséia; e Mesulão, filho de  Besodéias; restauraram a porta velha, estes a emadeiraram, e levantaram as suas portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos”. Segundo a tradição, esta porta simbolizava a tradição e a história falada dos hebreus, o tesouro antigo, acerca das gerações de sua origem. 

Mapa atual das portas de Jerusalém





O Coxo

Seu nome não é mencionado, Atos 4:22 diz que ele  tinha 40 anos quando encontrou Pedro e João na Porta Formosa, a deficiência era de nascença. Há quem diga que ele não estava exatamente na porta Formosa, mas a caminho dela quando encontra os apóstolos. Não comungo dessa interpretação. Mas a caminho, sendo carregado, ou já assentado no lugar de sempre, o importante foi que aquele  seria um dia diferente:


“E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.  E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.”  Atos 3:1-8

Eram três horas da tarde, de grande fluxo de pessoas no templo. Imagino que o coxo tinha vários pontos de esmolar pela cidade e pessoas com quem dividia o apurado como forma de retribuir o favor de carregá-lo de um lado para outro. Afinal, um homem de 40 anos, deveria pesar consideravelmente. Certamente já havia encontrado Pedro e João outras vezes e pedido moedas. Os apóstolos reparavam nele, mas ele não fazia pausa alguma para conhecer melhor o que tinham para falar. O coxo já estava acostumado com o ser levado,  sustentado e sobreviver de forma tão dificultosa. Quando se acostuma com o mal, ele até se torna aceitável e deixa de incomodar. Isso acontece constantemente e é a causa de não se procurar por mudanças. A porta Formosa estava repleta de mendigos, que por algum motivo, esperavam caridade dos religiosos, do lado de fora do templo, porque se achavam indignos, de frequentar o interior do local. Ou o mundo os tinha convencido disso.

Algo que me chama bastante atenção nesse milagre é o fato de que imediatamente após ser curado, o homem entra no templo e segue com os discípulos até o pórtico de Salomão, um lugar que ele só imaginava como era, mas nunca tinha estado. Quanta alegria, quantos louvores não deve ter saído dos lábios daquele que era coxo e também dos que o viam! Agora ele sabia que existia algo muito mais precioso que o ouro ou a prata que ajuntava em seus depósitos e que às vezes lhe faltava.


Considerações Finais

Querido leitor, quero destacar algo que também me chama a atenção nessa história:  “E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa”. (Atos 3:4,5). Os discípulos se abaixaram para olhar nos olhos daquele coxo, um ato de amor e compaixão que talvez ninguém tenha ousado fazer antes. O coxo pedia e as pessoas davam, jogavam moedas em suas mãos, sua cesta e prosseguiam seus caminhos. O coxo era “o coxo” e sua condição era insignificante aos olhos de muitos. Mas vem Pedro e João, enviados de Deus, falando em Nome de Jesus e dizendo: “Eu me importo com você, desço até sua miséria para te resgatar porque você é precioso para mim, te comprei pelo mais alto preço”. Oh glória! Quem é que resgata o pobre da lama, do calabouço? Quem olha nos olhos e sente todo drama, dor ? Somente Jesus!


Assim, a Porta Formosa  a partir do relato de Atos 3, representa Porta de entrada para o Reino celestial, para o conhecimento da Verdade Salvífica, para a grandeza do Nome de Jesus!

Deus o abençoe.

Fontes: Bíblia de Estudo Plenitude, Caapitulo 3, Atos dos Apóstolos.
Simbolismos das Portas de Jerusalém, de Benne Den em PDF

24 comentários:

Anônimo disse...

maravilha, DEUS É FIEL !

Anônimo disse...

Amém. Estava sentindo dores e orei ai me veio a vontade de ler esse capitulo e logo quis estuda-lo é maravilhoso e tive uma aprendizagem ótima

Unknown disse...

Glórias a Deus...Deus é Maravilhoso

Pastor Cleonildo disse...

Muito boa a explanção. Que o Eterno o abençoe.

eveline disse...

obrigado me ajudou muito!

pb Ronivaldo disse...

Deus e fiel que Deus continui ti usando asim

Anônimo disse...

Muito bom gostei •﹏•

Unknown disse...

Paz do senhor irmã, eu louvo a Deus pela sua vida pois as suas mensagens tem me confortado muito.Que Deus continui te abençoando cada dia mais,

professorrelevante.blogspot disse...

Ótimo estudo, minha rmã! Deus continue te abençoando, para que sigas abençoando vidas.

Rodrigo disse...

Otima explanação !! Que Deus continue te abençoando

Valeria Mafra disse...

Muito Bom Aprendi muito

BATISTA PONTES disse...

BENDITO PATA TODO O SEMPRE SEJA O DEUS DE ISRAEL
O DEUS TODO PODEROSO A QUEM SIRVO COM MUITO AMOR E ORGULHO

Unknown disse...

Amem, muito edificante!! gostei muito fique na Paz

Marcio disse...

Boa explicação, me abençoou, DEUS te abençoe.

Unknown disse...

Muito bom, Deus te abençoe sempre.

Anônimo disse...

Parabéns Deus abençoe ricamente

ytalodaniel disse...

Wilma Rejane, sei que não vais se gloriar, porque este dom é o Espirito Santo que lhe usa, mas quero lhe parabenizar por ser um canal de bênçãos para os irmãos em Cristo. Continue assim, não se afaste por nada da Presença Gloriosa de Deus.
Orem por mim.
Deus abençoe a todos nós.
Amém.

Unknown disse...

Amém muito boa explanação

Anônimo disse...

Muito aprendi sobre esse texto, obrigada

Unknown disse...

Glória a Deus como é maravilhoso nosso Deus

Unknown disse...

Muito forte esse texto

cristã disse...

Muito bom .boa essa mensagem porém só uma observação ele não tinha 40 anos a bíblia relata no livro de atos 4;22 Que ele tinha Mais De 40 anos.A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO.

Unknown disse...

amigo tenho algumas perguntas por exemplo era cortume da lei dar algum tipo de esmola para esse tipo de pessoa algo previsto na lei pois no meu ponto de vista eu entendo que ali seria para se cumprir o que cristo avia dito os sinais acompanharam aos que crê eu entendo que esse milagre acontecera para que os perseguidores de Pedro e João focem envergonhados como nara a própria historia mais a frente bem sabemos que a igreja passava por um difícil processo de aceitação por parte dos doutores da lei ?/??

Maria jose disse...

Maria José.
Graca e paz do Senhor Jesus Cristo.
Gostaria de deixar tb uma observação: a porta formosa nao era uma das doze portas de Jerusalém,A porta formosa tb chamada porta dos amigos era uma das nove porta do templo em Jerusalém.