Quem eram os Recabitas citados pelo profeta Jeremias?



Wilma Rejane


E pus diante dos filhos da casa dos recabitas taças cheias de vinho e copos e disse-lhes: Bebei vinho. Mas eles disseram: Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos mandou, dizendo: nunca bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos. (Jr 35-5)”

Recabitas era uma ordem religiosa nômade fundada por Jonadabe, filho de Recabe, durante o século IX a.C. (II Reis 10:15-33) não moravam em casas nem usavam qualquer produto da videira. Até a época da narrativa de Jeremias permaneciam fiéis ao estilo de vida implantado pelo fundador: Jonadabe, filho de Recabe, eram 250 anos de fidelidade.

Jeremias estava no templo, quando, dirigido por Deus, usa os Recabitas de exemplo para doutrinar os rebeldes de Jerusalém e Judá.

Os Recabitas não moravam na cidade, mas no campo, por muito tempo habitaram em tendas no deserto, estavam em Jerusalém fugindo dos exércitos Sírio e Caldeu. Acredito que a cidade era muito  tentadora para eles por ofertar coisas que não estavam acostumados a ver ou possuir: casas confortáveis, roupas e artigos de luxo, mesas fartas com comidas que só eram encontradas na cidade,  entre outros, porém, nada disso era suficiente para fazê-los desistir de seus votos de não beberem vinho e viverem modestamente, sem requintes, perseverando na pureza de espírito e  bons costumes. Deviam ser chamados de tolos, fanáticos ou coisas do gênero. Deus, no entanto se agradara deles pela obediência e persistência no bem.



As palavras de Jonadabe, filho de Recabe, que ordenou a seus filhos que não bebessem vinho, foram guardadas, pois não beberem até este dia, antes obedeceram o mandamento de seu pai,: a mim porém, que vos tenho falado, madrugando e falando, não me ouvistes... Tenho enviado profetas, dizendo convertei-vos, porém não me obedecestes” Jeremias 35-14,15”

Quantos seguem fielmente o seu time de futebol, seu grupo de Rock,de amigos e abandonam totalmente a Deus? Alguns dão a vida pelas empresas que trabalham, pelo País, pela forma-física, pelos seus ideais e negligenciam totalmente o relacionamento com Deus.

Deus quer que tenhamos uma vida abundante com: diversão, amigos, trabalhos, bens, família e sobretudo não esqueçamos de ter comunhão com Ele. No Evangelho de Lucas (12: 20,21) Jesus conta uma parábola sobre um homem rico e trabalhador, ele havia prosperado tanto que aumentou todos os celeiros para guardar seus bens, porém, negligenciou seu relacionamento com Deus.

Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus”.

O problema do "homem louco" não era a riqueza, o celeiros cheio, era o coração vazio, o amor aos bens materiais.

Os Recabitas temiam a Deus e a conseqüência foi a obediência aos princípios éticos familiares. Deus não os deixou desapercebidos no que os abençoou grandemente. Assim também é para conosco. O mundo necessita de Recabitas, que chamem a atenção de Deus e sirvam de exemplo para os apóstatas.


Nenhum comentário: