O Mistério Dos Três Anjos no Antigo Testamento

Ao ler os capítulos 18 e 19 do livro de Gênesis, uma questão me inquietou.  Tantos sermões já ouvi sobre a visita dos anjos a Abraão, também não era a primeira vez que meus olhos contemplavam aquelas linhas, como não havia notado antes?  Corri em busca de respostas no rodapé da minha Bíblia de estudo, não encontrei. Digitei no Google, páginas do Brasil, sem sucesso. Mas, em alguns poucos sites de língua inglesa, lá estava à explicação, por pastores e teólogos.  O motivo da dúvida é:

Se em Gênesis 18, três anjos visitam Abraão, como é que na passagem seguinte, apenas dois chegam a Sodoma?
 

  • Gn 18:1: “E O Senhor apareceu a Abraão nos carvalhais de Manre”
  • 18:2 “E levantou os seus olhos e eis três homens em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro e inclinou-se à terra”
  • 18:16: "E levantaram-se aqueles homens dali, e olharam para o lado de Sodoma; e Abraão ia com eles acompanhando-os”
  • 18:22: Então viraram aqueles homens os rostos dali, e foram-se para Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante da face do Senhor.
  • Cap. 19: E vieram os dois homens a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma...

Onde estava o terceiro anjo? 

 Jamieson Fausset cita publicação de Brown editora Zondervan, página 28.

“Como forma de boas vindas, na época de vida de Abraão, era comum correr de encontro aos visitantes quando estes eram pessoas comuns. Agora, em se tratando de estrangeiros, o costume era avançar, colocar o braço em volta da cintura ou tocar-lhe no ombro. Tudo indica que pela maneira como Abraão avançou na direção dos homens, ele os reconheceu como seres de outra pátria. Continua Brown: "E apareceu o Senhor a Abraão... A palavra "Senhor" no cap. 18, em concordância com o dicionário grego Strong (pg 3068) denota ser celestial: Jeová ou "Hashem" "Adonai" como falam os judeus.”

E O senhor Já havia falado outras vezes com Abraão...
Gên. 15:01 e 17:1 lê-se: "O Senhor apareceu a Abraão"

É possível o homem ver Deus?

Em Êxodo 33:20 Deus diz para Moisés:"Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá". Baseado neste verso, muitos julgam impossível que o homem veja Deus. Mas, Deus estava falando com Moisés! E em Êx; 33:11 está escrito: "E falava o senhor com Moisés face a face"

Há contradição na Bíblia?

Não. O que acontece, é a possibilidade do homem comunicar-se com Deus através da Teofania - Termo usado para indicar a aparição do Próprio Deus, de maneira que o homem possa suportar. Essa forma de manifestação é bem presente por todo o Antigo Testamento. 

Voltemos à questão:

Gên 18: Deus aparece a Abraão, três anjos o visitam e depois seguem para Sodoma e Gomorra para anunciar a destruição. Apenas dois anjos chegam ao destino. E o outro anjo?


 
Eis aqui uma revelação surpreendente! Enquanto os dois anjos seguem viajem para Sodoma e Gomorra, Abraão recebe a notícia da destruição da cidade e realiza a conhecida e maravilhosa oração intercessória em favor do lugar.

  • “E disse: eis que agora me atrevi a falar ao Senhor... não se ire, se por acaso se acharem dez justos naquele cidade? Não a destruirei por amor dos dez. E retirou-se o Senhor quando acabou de falar a Abraão" Gn 18: 32,33.
Um dos anjos não seguiu para Sodoma, porque era o próprio Jesus: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (I Timóteo 2:5). Ele foi quem ouviu face a face a oração de Abraão em favor dos habitantes de Sodoma e Gomorra.

Dessa forma fica clara a interpretação da passagem do Novo Testamento em que Jesus disse:
  • “Abraão vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o e alegrou-se” ao que responderam os Judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão?  Disse-lhe Jesus: Em verdade, em verdade, vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou" João 8:56-58.

Portanto, é uma inverdade afirmar que Jesus não está presente no Antigo Testamento, por dois motivos:
  • Jesus É a Palavra de Deus, o Verbo, impossível de ser anulado da história da criação e redenção do homem :“Eu sou o Alfa e o Ômega o principio e o fim, o primeiro e o derradeiro” Ap. 22:13.
  • Ele esteve presente através da Teofania falando face a face com o homem.
E assim, em uma análise mais aprofundada das Escrituras, o Mistério dos três anjos foi revelado. Quem procurar no Google já encontrará esta explicação Bíblica.

Por:Wilma Rejane
Bíblia de Estudo Plenitude, como base os textos de Gênesis, Êxodo, João e Mateus.

19 comentários:

neto disse...

Jesus não pode ser denominado como anjo, porque Ele é Filho único de Deus. jo 3;16 hb 1:5.
os anjos adoram a Jesus. hb 1:6.
como é possivel um anjo ser Jesus, se Ele é o propio Deus?

Viva Com Saúde disse...

Muito obrigado irmã Wilma, que Deus continue te usando. Mas uma vez que dedico alguns minutos em ler suas postagens e saio edificado na conhecimento da palavra!
Um abraço de Paz!

Maurinho disse...

Que Deus continue te abençoando minha Irmã,lhe dispertando curiosidades,para descobrir "esses segredos revelados"
Continue postando.

Fique na paz do Senhor...

joselito disse...

Minha irmão, maravilhoso seu estudo, concordo em genero e grau. aquele anjo realmente era o nosso Jesus mesmo porque os anjos não recebem adoração e naquele momento ele recebeu a adoração de Abraão...

Walter disse...

Errais, errais, Jesus não foi o filho de Deus mas Deus, e no juizo final, só no juizo final, voce verá o filho do universo que de menor se tornou o maior, e de um só, se tornou todos vós, e se lamentará junto com os impios, mas nada poderá dizer, pois o espírito da verdade tem o conhecimento universal e pode lhe ver até no lugar dos que crucificaram o criador do universo, tudo graças a onisciencia. Alguma vez viu um ser transfigurado na figura humana que representa o retrato de todos em um só, seja homem, animal ou inseto? Mas de qualquer forma seu amor mulher será comprindido, pois o filho do (amor) é justo e reconhece a fidelidade e a fé.

Walter disse...

Mulher... E outra coisa: Vossa irmã não pode renegar nenhum comentário, pois foi lavada na compreensão do espírito santo e esse espírito; perscruta as profundezas do inferno. Não se esqueça: O espírito santo habita corporalmente em todos os seres do planeta principalmente nas profundezas de Deus. Não deixe o espírito magoado, mas tenha paciência para relatar as boas novas aos perdidos.

clebio rodrigues disse...

PREZADA IRMÃ, PAZ E GRAÇA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SÓ agora tive oportunidade de ler seu trabalho, muito bom, mas consernente a anjos que são enviados de DEUS para ministrarem em nosso favor, sabemos que os mesmos não exercem vontade própia e pouquisimas vezes isto aconteceu, portanto cada aparição foi como mensageiro enviado por DEUS, sendo assim um entregou o recado , outro salvou lo e suas filhas outro destuiu as cidades.
espero que compreenda o raciocinio e que DEUS a abençõe.

J araujo Jr disse...

Caro Walter,

A busca de conhecimento, sem equilíbrio e orientação do Espírito Santo, confundem seu entendimento. A bíblia chama Jesus Cristo de Filho de Deus. Para os judeus, quando Jesus se diz filho de Deus, fazia a si mesmo, igual a Deus. Não vou me delongar, contudo, seu texto mostra que você mistura muito ensino bíblico com interpretações equivocadas.

rosana disse...

Deus! Como algumas pessoas são deselegantes, desrespeitosas e mau educadas em seus comentários. Lamentável!!!

Paulo Braz disse...

Muito Bom. Usou a Base bíblica e tem tudo haver

Paulo Braz disse...

Muito bom mesmo Parabéns irmã.
usou base bíblica.

Elizangela Torres disse...

Deus é o criador e assim nos fez semelhante a Ele e também aos anjos

Elizangela Torres disse...

Deus tem a mesma semelhança dos anjos assim como nós

Anônimo disse...

graça e paz irmão Deus é na tua vida pois no mês de junho tinha ministrado essa passagem a respeito que diz que o senhor Jesus apresenta para Abraão tinha me dedicado e cido em como dado pelo senhor na madrugada inteira e pregar a respeito dessa passagem e ministrei pela revelação da palavra e na busca para ministrar uma mensagem jamas ouvida por um ministro de Deus pois fico alegro em saber que tudo que o senhor me revelou a respeito dessa passagem foi confirmado fico alegre pois Deus pela sua enfinita graça me deu essa lida mensagem
ass Presbitero Jonatas

Sublime Grafica disse...

Irmao concernente ao que escreveram acima do seu comentário é fato de que ainda antes que houvesse eternidade ele ja existia, e aí eu te pergunto a alguma coisa impossível para Deus? Se o irmão interpretou que um dos anjos era o senhor Jesus porque contender com o mesmo, o espírito de Deus ele diversas interpretação em um só versículo, cabe a nós guarda o que nos serve, toda via essa palavra não é nossa e sim de Deus

Anônimo disse...

Ooo grosso, respeita as pessoas, e leia e busque conhecimento biblico, a exposição que vc disse que está errada, está certissima. Leia Genesis a expressão FACAMOS em Genesis 1:26a "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança..."

ISSO PROVA QUE DEUS É PAI, FILHO e ESPIRITO SANTO, desde a criação do mundo.

Anônimo disse...

Sempre que na Bíblia encontramos a palavra Anjo do Senhor, refere-se claramente a Jesus.
Eu aprecio as postagens da Wilma e agora além das postagens aprecio também a educação pois, ninguém é obrigado a concordar com ninguém mas é obrigado a respeitar a opinião alheia, e em meio a tantas grosserias, não vi nenhuma replica da parte dela.. Está de parabéns, tanto pela educação quanto pelas postagens excelentes neste blog. Eu aprendo muito aqui, além do que as postagens me despertam para buscar mais e mais conhecimento.
Graça e paz!

Primavera disse...


Gente,

Só esclarecendo...

A grosseria não foi dita a Wilma, mas ao leitor de nome "Walter". Percebam que
o J. Araujo inicia sua fala dizendo "Walter..." .



paz a todos.

harryjons pjl disse...

Anjos são personificações ou manifestações distintas de Deus,por isso o termo el no final dos nomes!miguel;niguem e igual à Deus!Deus se manifestando como soberano!gabriel:poder de Deus,deus manifestando seu poder,rafael;Deus que cura ou Deus que sara etc! jesus é chamado de o filho de Deus por conta que ele é a manifestação suprema é perfeita de Deus! Deus pai não tem forma pois nenhum corpo fisico ou espiritual suportaria sua glória ele é a plenitude da fonte de todas as existências! Já o espirito santo é a personalidade de Deus como ser onipresente!está em tudos é em todos dadas existências!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...