Acalmando o coração aflito

 

Confia ao Senhor as tuas obras e teus pensamentos serão estabelecidos” Pv 16:3


Wilma Rejane

Ao estudar a origem da palavra “confiar”, no verso Bíblico de Provérbios 16:3, senti enorme alegria e conforto. No grego, ela tem origem em “galal” (Strong 01556) com o sentido de rolar, entregar, afastar, remover. A imagem é a de um camelo sobrecarregado.  Quando a carga está para ser removida, o camelo ajoelha-se, inclina-se para o lado e a carga desliza.

Deus está a nos dizer que não precisamos nos sobrecarregar, andarmos tristes, cansados e pesarosos, tudo que temos que fazer é nos ajoelharmos, declinarmos em Sua direção e deixar “a carga rolar” até Ele!

Em Josué 5:9 lê-se: “Disse mais o Senhor a Josué: ‘Hoje revolvi de sobre vós o opróbrio do Egito; pelo que o nome daquele lugar se chamou “Gilgal”, até o dia de hoje’”. Gilgal significa  “círculo de pedra”, derivado de Galal, indica peso, redemoinho de pedras. Os israelitas viviam cercados com “as pedras” vindas do Egito.  Deus, porém desfez o círculo e “as pedras" uma a uma rolaram, abrindo novos caminhos.

Algo nos aflige? Estamos pesarosos, desanimados?  Ajoelhemo-nos diante do Senhor Deus, e confiemos a Ele “as pedras” de nossos corações, as aflições. 

Nesse exato momento existe uma batalha em nossos pensamentos. São imagens de acontecimentos vividos ou mesmo de um futuro ainda desconhecido. Confiar em Deus é um dom que proporciona paz nesse mundo turbulento, e transforma a mente de modo a superar o que poderia ser causa de desesperar. Profeta Isaías diz que Deus conservará em paz, aqueles cujas mentes estão confiantes em Deus (Isaías 26:3).

Não podemos ignorar os problemas, mas precisamos de fé para acreditar que Deus nos guarda em paz e nos conduz de modo seguro em cada decisão. 

Muitas vezes as aflições em nossas vidas surgem como fruto de decisões erradas. Foi assim com Abraão quando acatou a sugestão de Sara sobre ter um filho com Agar, na história, todos sofreram; brigas, ciúmes, falta de paz. A aflição também chegou para Jonas quando fugiu de uma missão dada por Deus e adentrou em um barco com destino oposto ao ordenado, uma forte tempestade o alcançou,  a aflição o envolveu.

As aflições podem chegar em nossas vidas sem que a tenhamos provocado: é o luto, as perdas financeiras causadas por crise econômica no país,  a doença, coisas que fazem parte da vida e não são escolhas pessoais, mas consequências de contextos maiores e inevitáveis. Seja qual for a situação, a paz chega ao coração através de um Deus bondoso que se compadece dos que clamam a Ele com sinceridade. 

Deus intervém removendo as pedras e aplainando caminhos. Entreguemos nossas cargas para Deus, "as pedras" que provocam peso, aflições. 

Entregar é confiar, é compreender que o tempo nos reserva aflições que não pedimos, não queremos. Também aflições provocadas por decisões erradas. Não importa, Deus tem propósitos para cada coração arrependido e contrito, entregue aos Seus cuidados. Façamos como os camelos que ao ficarem de joelhos, se inclinam para que as cargas rolem para longe. Inclinemos nossos corações em direção a Deus e Ele cuidará de nós.

 Deus o abençoe, em nome de Jesus.

Um comentário:

fabiano cardoso disse...

maravilha , que ensinamento maravilhoso,muito profundo,esse ensino falou ao profundo do meu coração, eu recebi essa palavra , ohhhh gloria.