A janela de Êutico


Wilma Rejane 

​A história de um jovem chamado  Êutico que caí de uma janela do terceiro andar,  enquanto apóstolo Paulo pregava, está descrita no livro de Atos, capítulo 20, versos 7 à 12. O culto acontecia na cidade de Trôade, atual Turquia, em aproximadamente 50d.C.

​O nome do jovem não foi omitido, Lucas, relator e testemunha ocular do acontecido, fez questão de registrar, o que não deixa de ser uma ironia já que Êutico significa "Afortunado" ou "De boa sorte".  O rapaz despencou do terceiro andar e sobreviveu. O nome era extremamente comum entre a classe trabalhadora e escravos na Grécia e em Roma.

​O culto aconteceu no domingo à noite ou no sábado à noite, dependendo de como calculavam o dia. Se Êutico era um trabalhador ou escravo, ele tinha enfrentado uma jornada exaustiva de trabalho o dia inteiro antes de ir para a reunião.

​Lucas faz questão de mencionar que havia muitas lâmpadas no local. As lâmpadas eram alimentadas por óleo de oliva, o que significa que o ambiente estava superaquecido, enfumaçado e com baixo nível de oxigênio.

​Consideremos a hipótese de o sono de Êutico ser uma reação física natural a um corpo exausto em um ambiente abafado. Há uma forte dose de humanidade e empatia nessa descrição.

A escolha pela janela pode ter sido uma tentativa de se manter desperto observando o movimento da cidade ou respirando um ar mais puro.

O oposto também pode ser verdadeiro: Êutico escolheu a janela porquê queria encostar e repousar. Fato é que a janela se tornou um ponto crítico, de perigo e morte.

A janela pode representar o limite entre o lado de dentro (a comunhão, o ensino, a luz) e o lado de fora (a escuridão da cidade, o mundo). Êutico não estava totalmente fora, mas também não estava totalmente engajado no centro da sala.

​Quem se posiciona "na janela" corre o risco de cair para fora ao menor sinal de fraqueza. Na teologia bíblica de Lucas, o sono físico muitas vezes serve de alerta para o sono espiritual (o relaxamento da vigilância).

" Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormecendo profundamente durante o prolongado discurso de Paulo, vencido pelo sono, caiu do terceiro andar e foi levantado morto."  Atos, Capítulo 20, versículo 9.

​Paulo desceu ao encontro do jovem, deitou-se sobre ele abraçando-o e dizendo "Não vos perturbeis, a sua alma nele está", Paulo repete exatamente os gestos do profeta Elias (1 Reis 17) e de Eliseu (2 Reis 4) ao ressuscitarem filhos de viúvas.

​Para a igreja primitiva, esse milagre foi a prova cabal de que o ministério de Paulo tinha a mesma autoridade e o mesmo poder dos maiores profetas do Antigo Testamento. Isso era crucial porque Paulo estava se despedindo daquela comunidade e eles precisavam confiar na solidez da doutrina que ele estava deixando.

​O que acontece depois do milagre da ressurreição de Eutico.

​Paulo não encerra o culto e manda todo mundo para casa assustado. O texto diz que ele sobe novamente, parte o pão, come e continua conversando até o amanhecer.

​A palavra grega usada no final do texto para dizer que eles ficaram "consolados" (parakaleo) carrega um sentido de fortalecimento profundo. O milagre e a mesa compartilhada transformaram o que seria uma tragédia e um trauma comunitário em uma madrugada de celebração e fortalecimento da fé.

​A história de Eutico, no fim das contas, é um estudo sobre os limites da fraqueza humana superados pela superabundância da graça divina.

Não desanime



João Cruzué

Quando estava no segundo ano da faculdade, o professor de matemática ensinou sobre o famoso ponto de inflexão da parábola. Em nossa vida cotidiana, à semelhança de uma parábola, também existe o momento da virada, em que nós paramos de descer e começamos a subir. Um exemplo muito real desta situação aconteceu com Davi, e ele está registrado em I Samuel 30.6. Recordo que este texto bíblico  foi muito útil para mim durante uma época muito difícil, tempo que passei por uma  provação de 11 longos anos de desemprego.

A luta com Golias trouxe fama para o jovem Davi. A partir daquele dia, ele começou a ser visto com um olhar de ciúmes pelo rei Saul. Foram muito poucos os  dias da sua  fama no palácio real. Caçado como um animal, fugindo da morte, Davi escreveu os versos: Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! "Salmo 42:1".

O cervo era o orix, um animal que se escondia nas mais altas rochas dos montes de Israel para  fugir dos caçadores. Quando estava no limite da morte pela sede, ele descia do monte bramando de angústia diante dos caçadores, em busca de água. A sede extrema o obrigava se expor, mesmo sabendo que seus algozes estavam à espreita.

Davi conhecia na própria pele essa angústia. Ele foi descendo pela curva da parábola. Do matador de gigante a um foragido. De libertador a uma ameaça. O diabo sabia do propósito de Deus para a vida de Davi e procurava levá-lo a  erro para matá-lo pelas mãos de Saul. Davi era ungido de Deus, mas seus dias de glória ainda estavam no futuro. Quanto ao presente,  andava se escondendo em cavernas,  desertos e até morando com o inimigo: Os filisteus.

Não se iluda. Para conquistar uma grande bênção, Deus nos permite matricular na faculdade das aflições. Se você tiver atitudes, disciplina e muita paciência, pode correr o risco de abandonar a luta a poucos dias da vitória. Quando mais insuportável ficam as provações, menos dias faltam para o momento da virada.  Não tem jeito, só dá para descobrir insistindo - principalmente em oração, que é o exercício físico da alma.

Com apenas algumas pedras e uma funda Davi derrotou Golias

A Davi foram se juntando os homens aflitos, endividados, amargurados - cerca de 400 homens. O momento da virada na sua vida aconteceu quando  passava por uma aflição duríssima. Depois dela, a providência de Deus mudou a sua sorte.

Estando fora da cidade onde pousavam, vieram os  amalequitas e deram com ímpeto sobre a cidade de Ziclague, incendiando todas as casas e levando cativas as famílias de Davi e de seus 400 seguidores.

Quando estes homens viram a cidade queimada, saqueada, as famílias levadas cativas, entraram em um desespero tão grande que decidiram apedrejar Davi. Eles o culpavam pela má sorte. Seguiam um homem azarado.

Enquanto eles procuravam por pedras, Davi chegou ao seu limite. 

Mas ele era diferente. Mesmo naquela hora de desespero ele tomou a decisão certa: Foi buscar a face do Senhor. Mandou chamar o sacerdote Abiatar, el colocou o éfode, e Davi consultou ao Senhor.

--Perseguirei e alcançarei esses amalequitas? E o Senhor respondeu: Persegue, porque, decerto, os alcançarás e tudo libertarás! E se cumpriu.

Ah! meu amigo leitor, como esta palavra fez bem ao  coração em meus dias de aflição!

Carta da mulher de Provérbios 31 Às Mulheres Desta Geração




Nohemy Vanelli

Querida mulher,

Você me olha como se eu fosse um padrão inalcançável. Como se eu vivesse em um lugar de perfeição e constância que você jamais poderá alcançar. Eu entendo. Eu também, por muitos anos, acreditei nessa ilusão.

Me olham como a mulher que dá conta de tudo. A que acorda antes do sol, que administra, empreende, cuida, inspira, fortalece. A que não falha, que não cansa.

Mas posso te contar um segredo? Pare de olhar para o que eu faço. Comece a buscar o que eu descobri.

Sim, eu trabalho com as mãos. Sim, administro bem minha casa. Mas tudo isso só é possível porque aprendi algo muito antes:

que minha força não vem de mim. Vem do temor ao Senhor. (Provérbios 31:30)

Você vê os frutos, mas não imagina as raízes.

O melhor time de todas as copas do mundo!

 



Wallace Sousa

“Não sabeis que aqueles que correm no estádio, todos, na verdade correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.” I Coríntios 9.24.


Se a Igreja disputasse a Copa do Mundo de futebol, ela ganharia porque…


… mesmo o diabo sendo o pai da mentira e ladrão desde o princípio, o Juiz está do seu lado;


… se o diabo quiser jogar sujo e partir para a violência, ela pode simplesmente expulsá-lo;


… temos na nossa torcida o melhor camisa 12, Jesus, que prometeu estar conosco em todos os jogos;


… quando a Igreja entra em campo, está fazendo aquilo para o qual foi chamada;


… tem um uniforme especial para qualquer partida, o capacete da salvação, a couraça da justiça, o calçado do evangelho da paz;


… seu uniforme tem as cores mais bonitas, o vermelho do sangue de Jesus, o amarelo do ouro da coroa da justiça, o azul da pátria celeste, o verde da esperança da volta de Jesus, o branco da santidade e justiça;


… seus atletas dão o sangue quando entram em campo;


… maior é O que está com ela do que o que está contra ela;


… como existem dois anjos para cada demônio, mais são os que estão ao seu lado, ou seja, tem a maior torcida;


… os jogadores mais fortes do time adversário estão com o passe preso até ela sair de campo (só sairão do abismo após o arrebatamento);


… o seu técnico, Jesus, já venceu o diabo, o mundo, a carne e até a morte;


… o seu técnico conhece o técnico adversário desde novinho e sabe todas as suas artimanhas;


… o técnico Jesus, ao se ausentar, passou a bola para o Espírito Santo, que sabe tudo;


… Ele é o mais esforçado, pois numa hora difícil até suou sangue;

Betesda ontem e hoje



Wilma Rejane

"Ora, havia ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque chamado, em hebraico, Betesda, o qual tinha cinco alpendres." (João 5:2)

O antigo tanque de Betesda localizava-se ao norte de Jerusalém, próximo ao Mercado das Ovelhas. Escavações realizadas em 1888 revelaram a existência de colunas ao redor do local e, em uma delas, uma pintura posterior a Cristo representando um anjo agitando as águas. Havia um borbulhar periódico da água e, sempre que isso ocorria, os enfermos se lançavam ao tanque em busca de cura. O nome Betesda pode ser traduzido como "Casa da Misericórdia", "Casa da Graça" ou "Lugar de Derramamento". Suas águas provinham da fonte de Giom, que brotava de uma rocha e irrigava os jardins do palácio de Salomão.

Betesda tornou-se um local de peregrinação. Centenas de pessoas se reuniam ali esperando o mover das águas e a realização de milagres. O lugar também movimentava o comércio: famílias levavam seus enfermos e pagavam caro por um espaço próximo ao tanque. Muitos permaneciam, limitados pela enfermidade e pela multidão. Apesar das dificuldades, Betesda representava esperança.

Betesda e as controvérsias

Alguns estudiosos questionam a narrativa do anjo que agitava as águas. Argumentam que, devido à proximidade com o santuário de Asclépio ou Serápio, deuses associados à cura, Betesda teria se tornado um centro de práticas místicas e idólatras. 

A arqueologia confirma que os romanos estabeleceram relações entre o tanque e o culto a Serápio, tendo sido encontradas colunas, efígies e símbolos ligados à cura durante as escavações lideradas por Conrad Schick.

Por outro lado, também foi comprovada a existência dos cinco alpendres descritos no Evangelho, destinados a abrigar os enfermos do sol e do frio. Além disso, o local situava-se próximo à Eira de Araúna, onde Davi contemplou um anjo do Senhor:

"E o anjo do Senhor estava junto à eira de Araúna, o jebuseu." (2 Samuel 24:16)

Assim, ainda que existissem influências pagãs, a crença na atuação de anjos é profundamente bíblica e anterior aos cultos greco-romanos.

O verdadeiro significado de Betesda

Mesmo que muitos atribuíssem os milagres a Asclépio, isso não altera o fato de que Deus é o autor de toda cura. Ainda hoje, muitas vezes Deus age e outros recebem o crédito. Betesda também retrata uma realidade religiosa presente em todos os tempos: pessoas que buscam os benefícios divinos sem conhecer verdadeiramente o Senhor.

Para muitos, o tanque era apenas um ritual; o poder estava nas águas, não no Deus que as criou. Alguns recuperavam a saúde física, mas permaneciam espiritualmente sedentos.

Lembra?




João Cruzué

É profundamente comovente ouvir alguém dizer "eu amo" não como uma declaração romântica ou casual, mas como o testemunho de quem foi resgatado. O salmista não começa sua história com doutrina ou teologia, mas com o coração exposto diz: "Eu amo o Senhor". E a razão é tão simples:  "porque Ele me ouviu". 

Às vezes, ser ouvido é tudo o que precisamos. Quando estamos afundando, quando a escuridão nos engole, não precisamos de discursos pedagógicos ou soluções instantâneas. Precisamos de alguém que escute nosso grito silencioso, inclinando-se em nossa direção.

As "cordas da morte" e "angústias do Sheol" carregam um peso que só quem já esteve lá consegue compreender. Existe um lugar na alma humana onde a luz parece ter se apagado completamente, onde cada respiração é um esforço, onde o amanhã parece impossível. Pode ser o diagnóstico que muda tudo, o luto que parte o coração ao meio, a depressão que rouba as cores do mundo, o fracasso que esmaga nossa identidade. 

O salmista não nos oferece respostas fáceis ou frases motivacionais. Ele simplesmente nos diz: "Eu também estive ali. Eu conheço aquele lugar".

E então vem o clamor. Não uma oração polida, com palavras cuidadosamente escolhidas. Apenas "Ó Senhor, livra a minha alma". Há tanta beleza nessa simplicidade. Quantas vezes nos sentimos inadequados para orar porque não sabemos o que dizer, como dizer, se estamos dizendo "certo"? 

Este salmo nos confronta com uma verdade libertadora: quando não há mais palavras bonitas, quando tudo o que resta é um grito socorro, isso é oração suficiente. Deus não precisa da nossa eloquência, mas de nossa honestidade.

A amizade em Provérbios

 


Wilma Rejane 


Fiéis são as feridas feitas pelos que ama, mas os beijos dos inimigos são enganosos. Provérbios 27:6


Feridas são interrupções na lisura da pele afetando sua normalidade. São lesões superficiais ou profundas que exigem remédios e cuidados especiais. A verdade dita por um amigo é comparada a abertura de uma ferida. 

Abrir uma ferida é provocar dor, choro, incômodo. O amigo pode ser comparado a um bom cirurgião que faz uma incisão para retirar um tumor, alguém que fere para curar.

Há um outro provérbio bíblico sobre amizade que afirma ser o elogio como uma armadilha, vejamos:

Quem elogia seus amigos está armando uma armadilha para si mesmo. Provérbios 29:5.

Enquanto as feridas feitas pelo cirurgião amigo têm poder curativo, o amigo bajulador se compara ao analgésico que promove bem estar e tem poder paliativo.

O elogio é perigoso por inflar o ego, alimentar a vaidade e não transformar pela verdade. A verdade, por sua vez, provoca desconforto, mas tem objetivo de romper e transformar para caminhos melhores.

Amigos verdadeiros são os que nos aproximam de Deus e daquilo que Deus quer para nossas vidas. Estes são bem raros, mas resistem ã prova do tempo e de nossas imperfeições. São pessoas que nos querem bem e querem o nosso bem.

"O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar" Provérbios 12:26

Jesus experimentou do beijo falso do inimigo chamado Judas Iscariotes ao ser capturado para crucificação no Getsêmani.  A falsidade de Judas veio através de um afeto, um beijo de morte disfarçado de amizade.

Príncipe da Paz

 

Melissa Spoelstra
Tradução: Wilma Rejane

Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.” João 14:27 

Quando meu pai foi diagnosticado com câncer de pâncreas, “paz” não era a palavra que eu usaria para descrever meus pensamentos ou emoções. Meus sentimentos estavam por toda parte enquanto eu me perguntava o que de bom poderia resultar de uma situação tão perturbadora.

Talvez você também tenha passado por épocas em que parecia que Deus o deixou ou permitiu que a devastação acontecesse.

No Evangelho de João, Jesus compartilhou estas palavras com Seus discípulos em um discurso de despedida ao longo do caminho que acabaria por levar à cruz: “Deixo-vos um presente: paz de espírito e de coração. E a paz que dou é um presente que o mundo não pode dar. Portanto, não se perturbe nem tenha medo” João 14:27.

Às vezes penso que a paz aparecerá quando os problemas desaparecerem – quando a casa estiver limpa, o carro estiver consertado, a cirurgia terminar, etc. No entanto, a palavra grega para “paz” usada em João 14:27, eirene , significa um estado tranquilo. da alma – uma postura interna independente das circunstâncias externas. Isso significa que podemos experimentar a quietude interiormente, mesmo com situações perturbadoras que ocorrem fora de nossas vidas.

Como recebemos essa paz que Jesus prometeu?  Através do Evangelho de João, descobrimos que a paz não é um procedimento; a paz é uma Pessoa. Abraçar a paz significa desacelerar e saborear Jesus. Ele ainda é o Príncipe da Paz a quem Isaías escreveu cerca de 700 anos antes do Seu nascimento (Isaías 9:6).

Carta de Ana às mulheres desta geração

 

Nohemy Vanelli

Amada irmã, eu sei o que é desejar profundamente um filho e não conseguir. Eu sei o que é chorar em silêncio, sentir o coração apertado ao ver outras mulheres gerando vidas, enquanto o meu ventre permanecia fechado.

Sei o que é ouvir palavras que ferem, enfrentar olhares de pena e carregar perguntas sem resposta. Eu tinha um marido que me amava profundamente, que tentava me confortar e me lembrar do meu valor, mas existiam dores dentro de mim que nem o mais puro amor humano podia acalmar, lágrimas que só o Senhor pode enxugar.

Talvez essa também seja a sua dor. Talvez você já tenha esperado por anos, orando sem cessar e se perguntando por que Deus permitiu essa espera. Eu estive exatamente nesse lugar.

A minha alma se angustiava e muitas vezes eu não tinha mais palavras, só lágrimas derramadas diante do Senhor. Mas eu aprendi algo precioso: Deus vê cada choro escondido,cada súplica silenciosa.

Ele conhece o peso que você carrega. No tempo certo, Ele me ouviu. Quando entreguei a minha dor a Ele, encontrei paz antes mesmo da resposta. E então, na hora determinada por Deus, Ele me deu Samuel, um filho que foi resposta de oração e prova viva de sua fidelidade.

O pássaro Íbis no livro de Jó

 

 Wilma Rejane

 Quem deu sabedoria às aves como o Íbis que anuncia as enchentes do Rio Nilo? Jó 38:36  

O versículo do livro de Jó mistura observação da natureza, história antiga e poesia bíblica. Vamos entender o contexto dessa ave e a precisão por trás da menção.
 
A ave mencionada é a  Íbis sagrada, uma ave pernalta de plumagem majoritariamente branca, com a cabeça, o pescoço e as pontas das asas pretos, além de um bico longo e curvado para baixo. Os egípcios associavam a ave à inteligência justamente por causa de seus hábitos previsíveis e "sábios".
 
Como ela anunciava as enchentes do Rio Nilo? As enchentes do Rio Nilo eram o evento mais importante do ano no Egito, pois fertilizavam as terras e garantiam a sobrevivência da população. Esse fenômeno ocorria anualmente no verão (por volta de junho a setembro).
 
A "sabedoria" instintiva que o versículo de Jó menciona refere-se a um relógio biológico perfeito ligado aos ciclos da natureza. A Íbis anunciava as enchentes de duas formas principais:
 
 1. O Comportamento de Migração e Retorno: A Íbis sagrada sumia da região durante os períodos de seca e retornava em massa para as margens do Nilo exatamente no início da cheia. Para o povo antigo, ver a chegada repentina dessas aves era o sinal visual e biológico inequívoco de que as águas da enchente estavam a caminho.
 
2. A Busca por Alimento: À medida que as águas do Nilo começavam a subir nas cabeceiras e inundar as planícies, pequenos animais, insetos, vermes e moluscos eram desalojados da terra seca. As Íbis se posicionavam estrategicamente nessas áreas de transição, banqueteando-se com o que a água trazia à tona. O comportamento agitado e a concentração dessas aves naquelas áreas específicas serviam como um "aviso prévio" de que o nível do rio estava subindo.
 
No contexto do capítulo 38, Deus está respondendo a Jó e destacando a limitação do conhecimento humano diante da grandiosidade da criação.

Oito Lições extraídas da vida de Ana




Wallace Sousa

"Ao que disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos (seguir bons conselhos). Assim a mulher se foi (seguir em frente) o seu caminho, e comeu (alimentar seu sonho), e já não era triste o seu semblante . 1 Samuel: 1. 18, 19 

Introdução


Os reveses e frustrações da vida nos desanimam e querem nos forçar a desistir. Isso acontece comigo, com você, com seu vizinho, colega ou parente. É normal se abater diante das dificuldades e provações. E, justamente nesses momentos de angústia e dúvidas é que nos sentimos perdidos, desamparados e desorientados. Quando isso acontece, o que podemos fazer e, mais importante, como devemos agir nessas situações? Não perca a esperança nem se desespere, pois a Palavra de Deus nos oferece a resposta certa.

Observe que vários personagens bíblicos passaram por situações semelhantes à que você – talvez – esteja passando. Uma dessas foi Ana, esposa de um homem chamado Elcana, há muito (muito) tempo atrás. Ana era estéril, embora cultivasse o desejo de ser mãe. Naquela época, isso era motivo de escárnio e zombaria, e era isso que ela sofria constantemente. E você pensando que esse tal de bullying era coisa recente, não é? Pois é: não era.


A vida de Ana não era assim, digamos, tão ruim, mas também não era completa. Faltava algo. Talvez esse seja, também, o seu caso: falta algo para que sua vida seja completa. No caso de Ana, ela se viu diante de perspectivas muito desanimadoras, chegando a pensar que seu sonho jamais se tornaria realidade. Já aconteceu isso com você, de achar que seu sonho não se realizaria? Mas Ana, ao confiar em Deus, teve sua vida totalmente transformada por uma palavra abençoadora de um homem de Deus.

Sim, Deus mudou a história de Ana. E se Deus mudou a história de Ana, pode mudar a sua também, mesmo que seu nome seja Maria, Pedro, João, Augusto, Isaque ou… como é mesmo que você se chama (risos)? Mas, como sua vida pode mudar? Colocando em prática as lições que Ana nos deixou, sua vida vai mudar sim, e para melhor. Quer tentar? Me acompanhe na breve análise das preciosas lições que podemos extrair desses dois pequenos versos.

Mas… E se sua vida não melhorar depois disso? E se for uma perda de tempo colocá-las em prática? Essas podem ser dúvidas legítimas. Afinal, que garantia de mudança você tem? Para essas perguntas, eu lhe respondo o seguinte:Meu amigo, depois de você ler e aplicar essas lições em sua vida, as chances de ela não mudar são ZERO!

Palavra de quem experimentou – e aprovou – isso na prática. Uma coisa é certa: se funcionou comigo, um ex-derrotado, vai funcionar com você, um aspirante a vencedor. Vamos às lições.

1ª. Lição: Ouvir bons conselhos de pessoas mais experientes

Ana estava enfrentando uma situação complicada e melindrosa: ela era ridicularizada, perseguida e humilhada em sua própria casa, e não podia se defender das acusações sofridas. Ela foi tentada, posso perfeitamente supor isso, a pensar que o culpado dessa perseguição era o próprio Deus. Sim, pois quem mais seria responsável por ela não poder ser mãe? Mas, Ana foi buscar em Deus a resposta para suas necessidades e angústias.


Sinceridade e hipócrisia


 Wilma Rejane

Quem anda em sinceridade, anda seguro; mas o que perverte os seus caminhos ficará conhecido. Provérbios 10:9. 

O que significa ser sincero? A raiz da palavra sinceridade em Provérbios 10:9, no idioma grego é eilikrines; Strong 1506. Literalmente, testado pela luz do sol. A ideia é a de julgar algo através da luz do sol para expor quaisquer imperfeições. A palavra descreve metais que misturam substâncias e líquidos desconhecidos. 

Na Bíblia a palavra é usada em sentido ético e moral para se referir a ser isento de falsidades, íntegro, puro  e sem motivos escondidos. Ser sincero passa pela via da moralidade, da inteireza de caráter, da perfeição das ações. Denota alguém que não é oscilante, dúbio, inconstante, mas inteiro em seu agir. E essa inteireza implica em "ser um com Deus".

Uma pessoa sincera não negocia seu caráter, não teme ter os seus caminhos descobertos, anda seguro mesmo quando é alvo de acusações. Aconteceu com profeta Daniel, cotado para ser nomeado ministro da corte no período Babilônico, por inveja, foi acusado de traição. Contudo, nada foi encontrado contra ele que provou ser um homem sincero.

Ser sincero não equivale a ser perfeito. É possível que alguém sincero tenha problemas pessoais, familiares, de saúde dentre outros. É possível que o mundo se oponha à pessoa sincera e dessa forma surjam dificuldades de toda ordem. É possível, uma vez que a maldade e mentira se tornaram, desde muito tempo, a maioria.

Exemplos? Há antigos e que nunca deixaram de ser atuais como José do Egito que era sincero a ponto de conquistar a confiança das pessoas onde estivesse, do cárcere à posição de governança. Ele era sincero em sua essência e quando ninguém o observava como quando fugiu das investidas da mulher de Potifar que desejou ter um caso com ele.

Ser sincero é ser testado pela luz, uma luz que testa o que pode está às claras ou às escuras. O que é feito publicamente ou na solidão. Ser sincero como Daniel e José foram. Estes homens atravessaram muitas dificuldades, foram provados, mas nunca envergonhados.

Vai-te!



Wallace Sousa
 
Fariseus trouxeram uma mulher flagrada em adultério para testar Jesus, sugerindo o apedrejamento, conforme a lei de Moisés. Jesus escreveu na areia e disse: "Aquele de vocês que nunca pecou atire a primeira pedra." Todos os homens que estavam presentes foram se retirando até que ficaram apenas Jesus e a mulher. Jesus, então, fala para ela: " Vai-te e não peques mais". João, capítulo 8, versos 1 à 11.


1. Vai-te significa, em primeiro lugar, deixe seu passado para trás.

Você já parou para pensar na situação daquela mulher, no estigma que ela iria carregar dali por diante? O de uma mulher adúltera, em meio a uma sociedade permeada pela hipocrisia.

Todavia, quando Jesus lhe disse “Vai-te”, Ele simplesmente disse “mulher, eu sei porque você foi apanhada, e porque foi trazida aqui, e como vão tratá-la daqui por diante, mas quero que saiba que perdoo você e, ao invés de carregar a cruz pesada dos fariseus, carregue meu fardo leve de perdão e amor”. Ela podia escolher entre deixar o passado para trás ou seguir carregando o ódio e desprezo dos outros nas costas. Jesus lhe apresentou a melhor opção, a melhor proposta. É isto que o Evangelho oferece: O melhor dos caminhos.
 
2. Vai-te significa, em segundo lugar, avance.

Quantas pessoas há que têm se deixado levar pelas agruras da vida e parado no meio do caminho e, às vezes, no meio do Caminho também. Pode ser o seu caso, pode ser o caso de algum conhecido seu que, desfalecido pelo peso da culpa, sucumbiu no meio de seus projetos e caiu, desfalecido, à beira da estrada da vida.

Uma metáfora sobre a Vida e as cataratas do Niagora




Wilma Rejane

As cataratas do Niagara são um agrupamento de grandes cataratas localizadas no Rio Niagara, divididas nos estados  de Ontario e Nova Iorque. São famosas por sua beleza e fonte valiosa de energia hidroelétrica.  Cerca de 168 mil metros cúbicos de água cai das quedas a cada minuto.O nome Niagara, significa "trovoada de águas".


Todos os anos, durante o inverno, um fenômeno curioso acontece nessa catarata. A lama e o gelo do lago Erie, flue sobre o Niagara, formando pilhas enormes de gelo. A água fica absolutamente bloqueada, o rio para de correr por causa do gelo e da lama. 

site Niagara Frontier, fez um cronograma destacando as consequências desse espantoso fenômeno sobre o lugar e a população: " as quedas param e um silêncio avassalador toma conta do lugar por aproximadamente trinta horas, parece a chegada do fim do mundo. Até que, ventos fortes, destroem e arrastaram o gelo,  com o fluxo da água sendo reiniciado.

Faço uso de uma metáfora sobre as cataratas do Niagora e a vida espiritual de cada um. Se realmente queremos o fluxo do amor de Deus, paz, alegria e unção em nossas vidas, não podemos permitir que nossas ações sejam enlameadas, nem que nosso coração se torne como gelo, frio e insensível à voz de Deus.

Carta de Maria Madalena para mulheres desta geração


 

Nohemy Vanelli 

 

Mulher,

 

Já te chamaram por muitos nomes. Talvez você mesma, em algum momento, tenha se perdido entre rótulos que não te pertencem… Talvez manchada, desqualificada e esquecida. Eu também fui chamada assim.

 

Mas um dia, Ele me viu. Com olhos que atravessam aparências, medos e histórias distorcidas. Jesus olhou para mim — não como o mundo me via, mas como o céu sonhou. Fui curada. Liberta de dores que nem eu sabia nomear.

 

Minha alma, antes fragmentada, encontrou repouso no olhar d’Aquele que nunca desiste de restaurar. Segui Seus passos, servi com o que tinha, chorei aos Seus pés até mesmo no luto.

O poder e a presença do Espírito Santo em tempos de crises


 
Wilma Rejane

Alguma vez em sua vida cristã, você se sentiu ansiosa(o) diante de crises? Por anos considerei que um cristão verdadeiro jamais ficaria ansioso, até me encontrar exausta e ansiosa  com a lida de 22 (vinte e duas) salas de aula do ensino fundamental, médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) . O trabalho intenso e a responsabilidade com outras questões externas ao trabalho, sugavam literalmente minhas forças e saúde mental à ponto de ser diagnosticada com esgotamento após uma semana internada em UTI.

Após a alta hospitalar, o retorno às escolas me causou pânico, ansiedade. Salas de aula com 35 (trinta e cinco) alunos, alguns com especificidades que denotavam atenção especial,  parecia demais para mim após 32 (trinta e dois anos) anos de trabalho. Apos muitas alegrias na profissão, a escola deixou de fazer sentido para mim que almejava descanso físico e mental. Graças ao bom Deus, ao amigo Jesus Cristo e a ação do Espírito Santo, consegui me aposentar em processos tranquilos e abençoados. Deus me ajudou a sair das crises.

Percebi que é possível um cristão, em comunhão com Deus, adoecer de ansiedade. Percebi que nesses momentos a presença do Espírito Santo dá força e conforto, encontra soluções para que venha a calmaria, às águas tranquilas descritas no Salmo 23; "Ele me faz descansar em verdes pastos e me leva a águas tranquilas, renova minhas forças e me guia por caminhos certos ", versículos 1 à 3. O Salmo descreve uma mudança de ambiente, um transportar da crise para o descanso.

E no decorrer das leituras da Bíblia, em meio a ansiedade, recebia aconchego de Deus. Fui percebendo que alguns homens e mulheres de Deus, também enfrentaram crises relacionadas ao cansaço extremo e ansiedade. Davi em um dos Salmos diz: " Até quando terei ansiedade e preocupações, tristeza no meu coração todo dia? (Salmos 13, versículo 2).  

No Salmo 94:19, mais uma vez Davi em oração confessa: "Quando a ansiedade já me dominava, o Teu consolo trouxe alivio à minha alma". 

Isso acontece por que?



João Cruzué 
.
Dia desses, cheguei em casa um pouco cansado, depois de hora e meia de trânsito.  Embora cansado, veio ao meu coração escrever sobre consciência e propósito cristãos. E para começar, escolhi Neemias 8:10b, que diz assim "... a alegria do Senhor é a vossa força".

Não sei se por falta de ensino ou por excesso dele muitos cristãos têm perdido a alegria de viver e,  outros,  com uma situação ainda pior ao se enrolarem nos fios invisíveis da rede maligna. Sonhos frustrados, casamentos acabados, namoros desfeitos, tristeza dentro da família, perda de oportunidades, enfim, fatos muito desagradáveis que tiram o sorriso de muita gente.

Isso acontece por que?

Bem, muitas podem ser as respostas, mas me sinto propenso a dizer que podemos perder nossa alegria de forma tão lenta e tão sutil que não nos apercebemos disso, da mesma forma que a água quente de uma vasilha depois de desligar o fogo.

O calor em nosso caso é a presença de Deus. 

A comunhão com o Espírito Santo que vai se apagando com a chegada do sono espiritual. Quem não se lembra daquele texto na "Parábola das Dez Virgens": E tardando o noivo, todas tosquenejaram e adormeceram. E quando acordaram, cinco delas não tinham mais azeite para acender as lamparinas.

A alegria do Senhor se apodera de nós quando estamos dentro da Sua vontade. 

É por isso que um cristão novo convertido é alegre, pois, ele abriu a porta do seu coração para a entrada de Jesus. Quando procura conhecer a palavra de Deus em busca de Sua vontade, ele continua indo em frente. 

Quando precisa fazer uma decisão,  ele ora,  jejua e espera pela resposta do Senhor. Mesmo na dificuldade, a presença do Senhor continua alegrando seu coração. Dentro da vontade do Senhor não há como sofrer de  tristeza crônica, vazio existencial, ou aquele olhar caído de um desamparado. Note bem que eu disse crônica, incurável.

É possível um psicopata se arrepender, se tornar cristão?



Wilma Rejane

Esse tema tem sido abordado em vários artigos do blog e sempre é motivo de comentários e controvérsias. A principal questão colocada por aqueles que são afetados direta e indiretamente por psicopatas é: “eles podem se converter a Cristo? Existe de fato, provas científicas, dados, pesquisas, testemunhos de psicopatas transformados de forma definitiva, sem reincidência?"

A medicina afirma não haver cura para esse transtorno de personalidade, o que pode acontecer é o tratamento à base de medicamentos e terapias, e segundo a especialista Dra. Ana Beatriz Barbosa, o percentual de melhora clinica é desanimador. Em seu livro “Mentes Perigosas”, Dra. Beatriz enfatiza:“É mais sensato falarmos em ajuda e tratamento para vítimas dos psicopatas do que para eles mesmos” (BARBOSA, Pág. 166, 2008)

E a Bíblia, lança alguma luz sobre o tema? 

O termo “psicopata”  não é citado na Bíblia. O que existe é um esforço por compreender determinados comportamentos transgressores na Bíblia como sendo ou não derivados de transtornos psicopáticos. Por exemplo, o caso de Amnon, filho de Davi que violentou sexualmente sua irmã Tamar. Uma atitude que denota frieza, ausência de laços afetivos familiares, ausência de arrependimento ou consciência do pecado. Absalão, outro filho de Davi que motivado por cobiça, ganância, poder, tentou usurpar o trono do pai. Tem ainda Herodes, Judas (o que traiu Jesus), Saul, Acabe, Jezabel e...Vamos ficando por aqui. Não há qualquer relato de que essas pessoas tenham se arrependido dos crimes que cometeram e tenham mudado seus comportamentos.

Não sou especialista médica. Tenho pós graduação em Teologia e Filosofia . Estas áreas não me capacitam para domínio do tema , porém, me permitem fazer abordagens dialéticas com pesquisa de campo ou mesmo bibliográfica. Não estou proibida disto, nem adentro no tema como na ilegalidade. Agora, não sendo médica, claro que deixarei a desejar.

Feitos os devidos introdutórios, sigamos para a questão proposta: " psicopatas podem se converter ao Evangelho? Podem ser transformados? Se tornarem cristãos?

Existe no mundo um número surpreendente de pessoas que se emocionam com o Evangelho. Estas pessoas choram,sorriem, se alegram com a Palavra de Deus, mas não se convertem de fato. É tudo momentâneo, passageiro, sem raiz, nem ramo, nem frutos. 

Há também um número considerável de pessoas que compreendem a Palavra de Deus, citam versos, debatem, ouvem, gostam ou não gostam, mas nada de novo acontece. É tudo mental, intelectual, sem transformação alguma. 

Essas pessoas são descritas por Jesus na Parábola do Semeador:

"Escutai vós, pois, a parábola do semeador. Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho. O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende; E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta."  Mateus 13:18-23

O que não entende de modo algum a Palavra, não foi comovido em nenhum aspecto vital: nem mental, nem espiritual.

O que fica alegre, feliz, com a Palavra e depois a abandona é o emocional, superficial.

As vizinhas de Noemi

 

 

 Wilma Rejane

Alguma vez ao ler o livro de Rute você refletiu sobre a importância das vizinhas de Noemi? Em como elas pronunciaram bênçãos sobre o lar de Noemi, orações de fé e sabedoria que se cumpriram fielmente? O livro de Rute, revela uma esperança redentora através de uma criança, um filho, semente do reinado de Davi, apontando para a redenção presente em Jesus Cristo. Porém, chamo sua atenção para à vizinhança, um coro de mulheres que aparece no início e no final do livro.

Noemi e Rute chegam à pequena Belém na Judéia, mesmo local do nascimento de Jesus Cristo. Noemi retorna após mais de dez anos de ausência. Havia partido com esposo e dois filhos em  busca de uma vida melhor em Moabe. Ela é recebida de volta em Belém por suas vizinhas que presenciam sua chegada com a exclamação: " É esta mesmo a Noemi?!" (Livro de Rute capítulo 1, versos 19 à 21).

Noemi, acompanhada de sua nora Rute, estava abatida, amargurada. Ela responde às suas vizinhas com uma declaração de angústia: " Não me chamem de Noemi, mas de Mara, porquê o Poderoso me encheu de amargura. Cheia parti, porém, Ele me fez retornar vazia".

As vizinhas percebem a ausência do esposo, dos filhos, dos bens. Percebem o semblante, a aparência, a falta de sorrisos e entusiasmo. Noemi levava consigo uma estrangeira, moabita, uma étnia proibida por lei de frequentar à congregação de Israel. A lei proibia não apenas a presença nos cultos religiosos de Israel, mas também o casamento entre moabitas e Israelitas. ( Deuteronômio 23 ; 3 e Neemias 13:1 - 3).

Algumas outras perguntas poderiam ecoar naquela comunidade de mulheres que receberam Noemi e Rute. Contudo, a pergunta "É esta mesmo a Noemi?",  resume de forma inequívoca o estado de lamento, perdas, luto e amargura em que estava. É incrível, portanto, o desenrolar da história, a forma suave e até romântica em que acontece a reversão do estado de Noemi e Rute, mostrando o amor e o cuidado de Deus para com elas que depositaram sua fé no Deus Redentor.

Observa-se que as vizinhas não expurgam Rute por ser moabita. Não abandonam a Noemi que naquele momento nada tinha a lhes oferecer. As vizinhas, no final do livro estão como espectadoras e partícipes da restituição dada por Deus a Noemi, elas até nomeiam de forma sábia o neto, o rebento, o "fio condutor" da promessa cumprida para que Noemi tenha um sucessor que lhe amparou e serviu na velhice. Vejamos o entusiasmo das vizinhas com o nascimento do neto e e oração delas: